Organização e Visibilidade = Lucratividade! | IMF LINCE

Organização e Visibilidade = Lucratividade!

Quando se entra em estabelecimento, seja um supermercado, padaria, lojas ou farmácia, as gôndolas são o ponto principal do olhar e atratividade para os produtos comercializados.

Mas, como deveria ser a organização destes produtos para melhorar o desempenho em vendas e, principalmente, lucratividade, levando-se em conta o comportamento dos clientes?

Em primeiro lugar, é importante introduzir o conceito de shopper, que é diferente do de consumidor. Shopper ou freguês é o comprador de um produto no próprio ponto-de-venda (PDV) e que não necessariamente será seu consumidor. Quando uma mulher compra espuma de barbear para seu marido, por exemplo, o consumidor é diferente de quem realiza a compra. O mesmo acontece quando um homem compra chocolates para seus filhos. Este conceito é importante porque o impacto no PDV deverá ser pensado de acordo com o comportamento do shopper e não do consumidor.

Além disso, de nada adiantará ter uma comunicação efetiva na TV se o produto não estiver presente nas prateleiras ou se estiver pouco visível. Algumas empresas, como a Procter & Gamble (P&G), disseminaram o conceito da “hora da verdade” (moment of truth), que é o momento em que o shopper está na frente da gôndola e toma sua decisão de compra. Esta decisão é feita em questão de segundos, o que faz com que a estratégia no PDV deva ser considerada com cuidado. É claro que esta estratégia não invalida o esforço de comunicação na TV e em outros meios de comunicação, o que deverá continuar a ser feito, mas com foco no consumidor. No ambiente da loja, os esforços deverão estar centrados no shopper.

Sendo assim, para maximizar as vendas e a lucratividade, a organização da gôndola deverá levar em consideração a forma como o shopper interage com as prateleiras e os produtos.

A reorganização da gôndola deve levar em conta a forma como o shopper a vê para aumentar o desempenho. Bastam pequenas mudanças para se atingir resultados melhores, o que deve ser feito na loja como um todo e em todas as categorias para se maximizar o ganho.

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:


    Nome do contato*


    Razão social*


    CNPJ*


    E-mail*


    Whatsapp*


    Segmento


    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    3 tendências para o varejo em 2024

    O varejo nacional está se reinventado diariamente e, a partir do surgimento de novas tecnologias, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes. A adoção de medidas alinhadas à sustentabilidade e aos interesses dos clientes é uma necessidade constante para os comerciantes que buscam se manter relevantes. Para ajudar você a entender sobre as […]

    Leia mais
    10/04

    Layouts para tirar seu projeto do papel

    A IMF LINCE é uma indústria referência em qualidade na produção de expositores para varejos. No entanto, a marca vai além da produção de equipamentos e oferece uma equipe especializada em desenvolver layouts para tirar o seu projeto do papel. Nossa indústria pode criar projetos para todos os tipos de varejo. Acompanhe os principais formatos […]

    Leia mais
    03/04

    Como atrair clientes para a farmácia

    De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem envelhecido em um ritmo acelerado, sendo possível prever que, durante as próximas três décadas, o Brasil atingirá 20% da sua população composta por pessoas acima de 65 anos. Para o setor de farmácias, esse dado se mostra […]

    Leia mais
    03/04

    Como vender mais no seu pet shop

    Segundo um levantamento apresentado pela CNN, o Brasil registrava quase 23 mil estabelecimentos de pet shop no ano de 2021. Esses dados demonstram a potência do setor, que está em crescimento desde 2016, quando contabilizava somente 5,5 mil lojas. Diante de tanta concorrência, a questão sobre como vender mais no seu pet shop é uma […]

    Leia mais
    20/03

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30