De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa britânica Kantar, o consumo de bebidas associado a momentos de descontração aumentou cerca de 5,3% no ano de 2020 em relação a 2019. Os dados refletem o crescimento no desejo de compra desses produtos pelos consumidores em momentos de lazer e, diante da proximidade das festas de fim de ano, é preciso preparar o varejo para a intensa demanda que existe durante esse período.
Se o seu estabelecimento comercializa bebidas, adotar certas estratégias de venda pode apresentar melhores resultados no aumento da sua lucratividade. Confira algumas delas:
Associe preço à qualidade
A ideia de realizar promoções é ótima para os varejistas que querem vender mais, porém o período de fim de ano é um momento em que, naturalmente, os consumidores já irão comprar mais bebidas do que o normal e elevar o preço desses produtos pode contribuir para destacar a qualidade da bebida e motivar o desejo de compra. No caso dos vinhos, por exemplo, essa é uma ótima medida, afinal vinhos muito baratos despertam desconfiança nos clientes, podendo até mesmo ser rejeitados.
Ofereça degustações
A degustação está entre as estratégias de venda que mais promovem resultados aos supermercadistas. Se você trabalha com bebidas de qualidade, oferecer essa oportunidade de experimentação é uma forma de garantir que o cliente vivencie a experiência que a bebida pode proporcionar, motivando-o a realizar a compra. Além disso, a degustação pode ser atrelada à venda de produtos cujo prazo de validade está próximo do limite, incentivando que os visitantes da loja adquiram os itens ofertados.
Apresente bebidas locais
A ideia de oferecer bebidas produzidas por empresas locais e valorizar os produtores da região é uma tendência que tem se popularizado apoiada à ideia de que os consumidores se sentem curiosos diante da possibilidade de experimentar produtos de marcas conterrâneas. Sendo assim, vale a pena pesquisar e apostar nessa diferenciação, conhecendo a fundo os produtos oferecidos pelos fabricantes da região.
Use as redes sociais
As redes sociais podem ser grandes aliadas para divulgar as bebidas que você tem a oferecer no fim do ano, contribuindo para que as variedades da sua loja cheguem a novos públicos. Lembre-se do quanto esse período é decisivo para as vendas de bebidas e considere que seus concorrentes provavelmente utilizarão estratégias de marketing também, sendo importante que você invista em uma comunicação digital que realmente chame a atenção.
Exponha com visibilidade
Os grandes varejos são locais que oferecem muita diversidade em produtos e, com os estabelecimentos cheios durante as compras de fim de ano, torna-se necessário o investimento em equipamentos que ampliem a visibilidade das bebidas. Na IMF LINCE, desenvolvemos uma variedade de adegas e expositores que farão com que o seu varejo se destaque ainda mais nesse quesito, com ampla área de exposição e design ainda mais atrativo.
Os equipamentos IMF LINCE trabalham junto à sua loja na construção de uma exposição marcante durante o ano todo. Clique aqui e conheça nosso catálogo de produtos.