Apesar do momento político instável, o cenário no varejo é de otimismo. A percepção foi comprovada durante o Latam Retail Show 2017, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em São Paulo. Em pesquisa feita com 700 congressistas, de 20 estados brasileiros, entre eles 31% proprietários, acionistas ou CEOs, 15% VPs ou diretores e outros 26% de gerentes das empresas mais importantes do país, 10% esperam continuar crescendo entre 2017 e 2018.
Os entrevistados afirmaram que esperam contratar mais em 2018 (75%), destes, 77% são varejistas, 51% do segmento de shopping centers e outros 77% dos setores de serviços, financeiros ou outras. De acordo com o levantamento, 43% das empresas respondentes vão crescer mais de 11% em 2017, porém com redução de 14% em vendas.
O cenário de contratação aponta um aumento de 42% de aumento em 2017 e uma expectativa de ampliação do mercado de trabalho da ordem de 75% no próximo ano.
Para Eduardo Yamashita, sócio-diretor da GS&Inteligência e responsável pelo levantamento “há otimismo em 2017 e muito mais em 2018. O foco dos empresários e executivos está claramente nos investimentos em vendas, marketing, processos e na implementação de novos canais digitais, principalmente. A geração de empregos, renda e a confiança do consumidor deve contribuir mais, mesmo em um cenário político um pouco conturbado”, conclui o executivo.