Dicas para uma excelente organização nas gôndolas e prateleiras de sua farmácia | IMF LINCE

Dicas para uma excelente organização nas gôndolas e prateleiras de sua farmácia

Toda farmácia trabalha com vários medicamentos e uma infinidade de produtos de limpeza e higiene pessoal. Isso faz com que diferentes fabricantes e diversas apresentações sejam colocadas como modelos para as lojas. É importante lembrar que a organização de prateleiras e gondolas facilita a procura dos produtos.

Veja algumas considerações importantes sobre a organização de uma farmácia:

 

  • Separar os medicamentos e outros produtos de acordo com o laboratório. Ex: medicamentos genéricos, similares e de referências;

 

  • Organizar os medicamentos por ordem alfabética; separá-los por grupo ou seção em que se enquadram. Ex: obedecendo a forma de apresentação e o uso do medicamento.

 

Conheça agora como devem ser feitas as divisões dos grupos ou seções:

 

  • Grupo de comprimidos, drágeas, cápsulas, pastilhas e pílulas.

 

  • Grupo de ampolas injetáveis e orais.

 

  • Grupo de medicamentos líquidos, suspensão, geleias, elixires, sprays, gotas e xaropes.

 

  • Grupo de cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados.

 

  • Grupo de envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa. Ex: em gôndolas na frente da farmácia.

 

  • Grupo de entorpecentes e psicotrópicos devem ficar em armários oxidáveis, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico. Esses são medicamentos de tarja preta, que necessitam ser controladas as receitas médicas.

 

  • Grupo de perfumaria, higiene e limpeza, acessórios médicos e odontológicos, precisam de prateleiras próprias na parte da frente da farmácia.

Você poderá também organizar os medicamentos por ordem alfabética e por seções, agrupando-os de acordo com os laboratórios fabricantes. Nesses casos, se o atendente conhece o laboratório que produz o medicamento, é mais fácil identificar o remédio na prateleira. 

 

Confira outras orientações que irão deixar sua farmácia mais atrativa:

  • Não se deve permitir que os produtos estejam de lado, virados, deitados, com o nome ao contrário, ou em qualquer posição que dificulte a visão e a leitura do consumidor;
  • O espaço imediatamente em frente à entrada principal não é o mais apropriado às exposições de vendas. O consumidor, ao entrar, em geral, anda de três a quatro metros antes de diminuir seus passos. A partir daí, começará a prestar atenção nas mercadorias;
  • Os pontos mais fortes para exposição são os que se encontram no final das passagens – as pontas de gôndolas –, onde os consumidores são forçados a fazer a curva e a deter-se em frente dos displays ou exposições por mais tempo;
  • As mercadorias expostas devem estar bem classificadas, sem confusão ou mistura, embora próximas, a fim de evitar confusão ao olhar do cliente;
  • Deve-se, ainda, evitar a monotonia, separando as cores das embalagens semelhantes e arrumando as caixas por tamanho.

A sinalização das categorias e dos produtos deve estar no campo de visão dos clientes, facilitando a identificação.

Alguns materiais de ponto de venda podem ser usados para melhorar a comunicação do produto. De modo geral, materiais de longa distância servem para sinalizar informações gerais, como qual categoria está exposta no local.

Linha Varejão

OPVC-VLDT/OPVC-VL/GNT-VJ

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Como organizar uma loja de material de construção

      O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

    Leia mais
    09/10

    Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

    O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

    Leia mais
    07/10

    QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

    Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

    Leia mais
    04/11

    Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

    A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

    Leia mais
    04/11

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30