Toda farmácia trabalha com vários medicamentos e uma infinidade de produtos de limpeza e higiene pessoal. Isso faz com que diferentes fabricantes e diversas apresentações sejam colocadas como modelos para as lojas. É importante lembrar que a organização de prateleiras e gondolas facilita a procura dos produtos.
Veja algumas considerações importantes sobre a organização de uma farmácia:
- Separar os medicamentos e outros produtos de acordo com o laboratório. Ex: medicamentos genéricos, similares e de referências;
- Organizar os medicamentos por ordem alfabética; separá-los por grupo ou seção em que se enquadram. Ex: obedecendo a forma de apresentação e o uso do medicamento.
Conheça agora como devem ser feitas as divisões dos grupos ou seções:
- Grupo de comprimidos, drágeas, cápsulas, pastilhas e pílulas.
- Grupo de ampolas injetáveis e orais.
- Grupo de medicamentos líquidos, suspensão, geleias, elixires, sprays, gotas e xaropes.
- Grupo de cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados.
- Grupo de envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa. Ex: em gôndolas na frente da farmácia.
- Grupo de entorpecentes e psicotrópicos devem ficar em armários oxidáveis, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico. Esses são medicamentos de tarja preta, que necessitam ser controladas as receitas médicas.
- Grupo de perfumaria, higiene e limpeza, acessórios médicos e odontológicos, precisam de prateleiras próprias na parte da frente da farmácia.
Você poderá também organizar os medicamentos por ordem alfabética e por seções, agrupando-os de acordo com os laboratórios fabricantes. Nesses casos, se o atendente conhece o laboratório que produz o medicamento, é mais fácil identificar o remédio na prateleira.
Confira outras orientações que irão deixar sua farmácia mais atrativa:
- Não se deve permitir que os produtos estejam de lado, virados, deitados, com o nome ao contrário, ou em qualquer posição que dificulte a visão e a leitura do consumidor;
- O espaço imediatamente em frente à entrada principal não é o mais apropriado às exposições de vendas. O consumidor, ao entrar, em geral, anda de três a quatro metros antes de diminuir seus passos. A partir daí, começará a prestar atenção nas mercadorias;
- Os pontos mais fortes para exposição são os que se encontram no final das passagens – as pontas de gôndolas –, onde os consumidores são forçados a fazer a curva e a deter-se em frente dos displays ou exposições por mais tempo;
- As mercadorias expostas devem estar bem classificadas, sem confusão ou mistura, embora próximas, a fim de evitar confusão ao olhar do cliente;
- Deve-se, ainda, evitar a monotonia, separando as cores das embalagens semelhantes e arrumando as caixas por tamanho.
A sinalização das categorias e dos produtos deve estar no campo de visão dos clientes, facilitando a identificação.
Alguns materiais de ponto de venda podem ser usados para melhorar a comunicação do produto. De modo geral, materiais de longa distância servem para sinalizar informações gerais, como qual categoria está exposta no local.