A Páscoa está chegando, ela ocorre em 2018 no dia 30 de Março, e em breve as lojas estarão enfeitadas e com os ovos de chocolate prontos para serem comercializados. Já que estamos na véspera dessa data, fizemos esse post especialmente para alertar sobre a importância da climatização para o armazenamento correto de alimentos à base de chocolate.
De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), “as condições do ambiente devem ser cuidadosamente controladas para preservar o frescor e o sabor dos chocolates. Variações extremas de temperatura e umidade devem ser evitadas sempre que possível, pois aceleram o envelhecimento do produto e podem comprometer sua qualidade”.
Muitas pessoas guardam os ovos de chocolate na geladeira, mas não é o local mais indicado. Devido a ser um local bastante úmido pode fazer com que apareçam fungos e manchas brancas no chocolate.
É recomendado que seja analisada frequentemente a temperatura e umidade do ambiente. O chocolate não deve ficar exposto à luz natural ou artificial e ao calor, mantendo-se longe de fontes de calor como geladeira, freezer, lâmpadas, aquecedores, janelas, tubulações aquecidas e forte claridade.
Em várias regiões, temos o verão com um calor intenso. Todos os clientes que adquirem ovos de chocolate desejam o produto no formato ideal, rígido e com excelente sabor, mas alguns casos, depois de pronto e embalado, o chocolate pode derreter. Caso isso aconteça, é porque a temperatura do ambiente está acima da ideal, que fica entre 13 e 23ºC.
O ideal, é que o transporte seja realizado por caminhões refrigerados, com temperatura que varia entre 18 e 22ºC. Além de climatizados, é necessário que contem com isolamento térmico e mantas térmicas.
Quanto a carga e descarga, é aconselhado que no momento da entrega, as cargas com ovos de chocolate tenham prioridade sobre outros produtos ou alimentos, visando que fiquem o menor tempo possível expostos ao sol ou a locais inadequados.