SUPERMERCADOS LIMPOS PESAM NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR | IMF LINCE

SUPERMERCADOS LIMPOS PESAM NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Um ambiente limpo e higienizado é uma característica que deveria ser comum em qualquer tipo de empresa que atende o público. Nos supermercados brasileiros, esse aspecto pode ser considerado um diferencial competitivo, segundo a pesquisa “Tendência do Consumidor”, feita em 2017 pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e IBOPE.

 

O estudo mostra que o item “limpeza e ordem” é um dos fatores de decisão para 48% dos consumidores na hora de escolher uma loja. O sortimento de produtos de um supermercado faz com que a limpeza e higienização sejam feitas de formas diferentes em cada setor. O tamanho do espaço, o fluxo de pessoas, os produtos que estão nas gôndolas e até o tipo de piso do local precisam ser considerados antes da limpeza.

 

 

Ambiente externo da loja

 

Quando chegamos ao supermercado, seja de carro ou a pé, o primeiro contato é com o ambiente externo da loja, principalmente com estacionamento, fachada, calçada, escadas e rampas de acesso.

 

Esses lugares precisam estar sempre muito bem limpos e convidativos, uma vez que são a ponte do cliente com a loja, o que pode determinar se o consumidor voltará ou não ao ponto de venda, segundo a pesquisa da APAS.

 

 

Carrinhos e cestos de compra

 

Os carrinhos e cestos dos supermercados são equipamentos que precisam de higiene e limpeza com frequência. Muitos consumidores passam pelos supermercados todos os dias, tocam nesses objetos e, por isso, a preocupação deve ser redobrada, uma vez que são objetivos de uso comum a clientes e colaboradores. Além do contato manual com tais equipamentos, os carrinhos de compra, normalmente, são levados para fora da loja, a caminho do carro estacionado, por exemplo. 

 

 

Perecíveis

 

A limpeza de ambientes como Açougue, Peixaria, Frios e Hortifrúti precisa ser feita, no mínimo, três vezes ao dia. A frequência deve ser maior aos produtos expostos com riscos de contaminação ou quando o fluxo de clientes aumentar no supermercado.

 

Vale lembrar que a higienização e limpeza desses setores dependem muito dos colaboradores, por isso, os procedimentos e o manuseio dos alimentos devem ser feitos de acordo com todas as regras exigidas pela Vigilância Sanitária, a fim de evitar qualquer prejuízo para o supermercado e o cliente. 

 

 

Sinalização

 

As lixeiras dos supermercados devem estar muito bem sinalizadas e precisam fazer parte da rotina de manutenção dos supermercados. Legendas para receber os resíduos adequados, limpeza frequente e evitar o acúmulo de lixo são tarefas primordiais para os supermercados.

 

Apesar da rotina frenética das lojas, a limpeza e higienização não podem ficar em segundo plano e toda a equipe deve estar conscientizada da importância de um ambiente limpo, seja para atrair novos clientes ou manter aqueles que apreciam a loja limpa e organizada.

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Como organizar uma loja de material de construção

      O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

    Leia mais
    09/10

    Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

    O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

    Leia mais
    07/10

    QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

    Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

    Leia mais
    04/11

    Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

    A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

    Leia mais
    04/11

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30