Até o momento, o Brasil já contabiliza mais de duas mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19), o que vem fazendo com que os governos estaduais estabeleçam medidas mais restritivas para os diversos setores da sociedade. Os supermercados, por serem ambientes com grande tendência a aglomerações e proliferação de vírus, também estão precisando transformar seu perfil de negócio em busca da segurança para colaboradores e clientes.
Desta forma, além de medidas básicas como a constante higienização das mãos e o uso de álcool em gel pelos funcionários, alguns supermercados já estão adotando o uso de máscaras descartáveis para os colaboradores que trabalham diretamente com os setores de alimentos, como a padaria e o açougue.
Outra forma de evitar a proliferação do vírus utilizada pelas grandes redes têm sido o incentivo para que os clientes realizem suas compras on-line. Para os supermercados que dispõem de aplicativo próprio e serviço de entregas, essa é uma das alternativas que mais têm conquistado os clientes, que podem evitar riscos além de poupar tempo em seu dia a dia.
Já nos estados com posicionamentos mais restritivos da parte de seus governadores, como o Rio Grande do Norte e o Sergipe, por exemplo, já existem leis que determinam a limitação do número de clientes dentro dos estabelecimentos. Essas leis estão em vigor desde o início da semana e, apesar de o estado de São Paulo ainda não vivenciar as mesmas restrições, é importante que os supermercadistas já considerem e apliquem as medidas de segurança necessárias.