As principais leis para a venda de bebidas em supermercados | IMF LINCE

As principais leis para a venda de bebidas em supermercados

As bebidas são parte importantíssima em um supermercado, pois são consumidas por todos os tipos de clientes, o que faz com que sua venda possa garantir um bom lucro ao fim do mês. Porém, é preciso estar atento com a comercialização desses itens, pois tanto a cerveja do churrasco de fim de semana quanto o saudável suco natural precisam ser adequados às leis na hora das vendas.
Um dos aspectos mais importantes na hora de comercializar bebidas é estar atento ao consumidor que as adquire. Assim como é contraindicado que menores de idade consumam bebida alcoólica, a venda desses produtos àqueles que ainda não completaram 18 anos também é proibida de acordo com o Projeto de Lei 5.502/2013 do Senado Federal. Diante disso, é bastante indicado que os responsáveis pela venda em seu supermercado estejam orientados a isso e sempre exijam o documento de identidade do consumidor quando houver a possibilidade de estar diante de um menor de idade.

Além disso, quando saímos do âmbito das bebidas alcoólicas, devemos considerar a venda de bebidas de forma geral. Alguns supermercados costumam oferecer aos clientes a opção de adquirirem bebidas geladas ou em temperatura natural, sendo que as geladas possuem preço superior devido à temperatura. Essa é uma atitude que precisa ser deixada de lado definitivamente.
De acordo com o artigo 39 V do Código de Defesa do Consumidor, estabelecer preços divergentes para o mesmo produto sem um alerta ao comprador constitui prática abusiva e pode resultar em processo. A questão de bebidas geladas serem vendidas com preço superior em alguns lugares do Brasil é muito controversa, pois nada garante que o consumidor que retira a bebida gelada do refrigerador da loja ainda a terá gelada ao passar pelo caixa após uma longa compra e vários minutos de espera em uma fila. Sendo assim, para evitar esse tipo de transtorno, a padronização dos preços é a melhor opção.


Como organizar uma loja de material de construção

  O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

Leia mais
09/10

Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

Leia mais
07/10

QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

Leia mais
04/11

Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

Leia mais
04/11

Tel. (18) 2102.8777

Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30