Com o passar do tempo, o supermercadista percebe que existem atitudes que podem ser tomadas com o objetivo de ampliar as vendas em seu estabelecimento. Uma dessas atitudes está na forma como as gôndolas são organizadas. É preciso estar atento a algumas estratégias no posicionamento dos produtos, pois cada espaço tem seu próprio objetivo na hora das vendas.
Nas gôndolas, os espaços acima da cabeça podem ser ocupados por produtos que não despertam o interesse de todos os tipos de consumidores. Já na altura dos olhos, o espaço deve ser preenchido pelos itens de preço mais elevado, para que chamem mais a atenção. Na linha da cintura ficam os produtos que apresentam grande procura pelos consumidores. Enquanto isso, os itens expostos abaixo da cintura devem ser os mais baratos, mas que também despertam interesse dos clientes pela compra. Por fim, no chão são expostos os produtos mais pesados.
Toda essa organização pode ser natural para alguns varejistas, mas muitos ainda sentem dúvidas na hora de reproduzir as ideias em seu próprio espaço de vendas. Por esse motivo é que agora já existem ferramentas capazes de ajudar essas pessoas. Uma dessas ferramentas é o aplicativo Shelfpix, desenvolvido por uma equipe de brasileiros para facilitar a vida do supermercadista. Ao fotografar sua gôndola e enviar pelo aplicativo, o usuário recebe dicas de como pode alterar a organização dos produtos para tornar sua exposição mais atraente e impulsionar vendas.
Além disso, para o dono de uma rede de supermercados, esse pode ser um aplicativo muito útil, pois também oferece uma visualização geral de como estão as gôndolas em cada uma das unidades da rede. Por meio de fotos enviadas pela equipe de campo, o aplicativo analisa os produtos expostos e oferece um panorama do que deve ser feito, levando em conta questões como os espaços em gôndolas e os preços dos produtos.