A sustentabilidade é um tema que está atingindo todos os setores da sociedade, principalmente devido às mudanças que ocorrem no planeta com o aumento de temperatura provocado pelo efeito estufa. Atualmente, preservar os recursos naturais deve ser uma preocupação de todos, inclusive de representantes de grandes supermercados.
Existem diversas práticas ecológicas que podem ser adotadas por essas empresas para que contribuam com o meio ambiente. Uma delas consiste na simples ação de separar o lixo a ser descartado. Os supermercados geralmente desprezam grande quantidade de alimentos que ainda seriam úteis para o consumo, apesar de não poderem ser comercializados. O ideal seria descartar esses alimentos por meio de doações e separar os demais tipos de lixo para as cooperativas de reciclagem.
Além da grande quantidade de lixo produzido pelos supermercados, as sacolas plásticas também representam outro vilão nesse tipo de negócio. Por ter longa durabilidade no meio ambiente, o plástico não é o melhor material para ser utilizado como produto descartável. Apesar de as leis determinarem que supermercados continuem a fornecer sacolas plásticas aos clientes, uma boa atitude é incentivar o uso das ecobags entre os consumidores. Para isso, pode haver uma promoção de ecobags na loja, por exemplo.
Além disso, é muito importante que os ideais de sustentabilidade estejam claros para todos os funcionários da empresa. É necessário que os colaboradores sejam capazes de defender as práticas sustentáveis, tais como a economia de energia elétrica em momentos em que não é usada ou o controle de água, entre outras atitudes. Uma boa alternativa para isso é promover um treinamento de equipe com o objetivo de conscientização.
Esses são alguns exemplos de ações internas que podem ser implantadas facilmente no ambiente comercial. Outra importante atitude seria adquirir gôndolas e expositores de origem sustentável. Para isso, a IMF LINCE oferece diversos modelos criados a partir de uma monitorada destinação de resíduos. Isso possibilita que nossos itens sejam produzidos com qualidade e sem causar danos ao meio ambiente.