Como aumentar a lucratividade com a organização dos check stands | IMF LINCE

Como aumentar a lucratividade com a organização dos check stands

O processo de fazer compras envolve diversas etapas e o varejista experiente pode fazer uso de cada uma delas para motivar vendas. Ao esperar na fila do caixa, o cliente acaba gastando tempo, e não há nada melhor para o varejista do que aproveitar esse tempo criando distrações que induzam à compra, mesmo quando o consumidor já está prestes a pagar.

Atualmente, o check stand se tornou uma estrutura indispensável para o comércio varejista. A maioria dos supermercados já adotou o uso dessa peça, que apresenta uma estratégia de vendas muito efetiva. A ideia principal do check stand é fazer com que o consumidor compre produtos que não fazem parte da sua lista de prioridades e, por isso, esses produtos são expostos junto ao caixa.

Antes de organizar um check stand é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. Por ser um espaço de bastante destaque entre os expositores, ele não deve ser usado para qualquer tipo de produto. O ideal é que seja usado para expor produtos baratos e que facilitem uma compra por impulso, tais como refrigerantes, doces e salgadinhos.

Outra ideia para organizar os check stands é utilizá-los para expor produtos importantes e que costumam ser esquecidos pelos compradores, como pilhas, palitos de fósforo e coisas do tipo. Esse é um tipo de exposição que se transforma em benefício tanto para o comprador, que pode ser lembrado sobre a necessidade do produto; quanto para o varejista, que pode aumentar suas vendas.

Além disso, o principal motivo dos check stands representarem um grande aliado nas vendas é que, ao optar por utilizá-lo para expor produtos facilmente aceitos pelos consumidores, o varejista pode usá-lo apenas para as marcas que oferecem maior lucratividade, ao invés de oferecer a variedade de marcas que dispõe nas gôndolas tradicionais. Esse é um aspecto interessante pois, devido à necessidade do produto e à proximidade com o caixa, o consumidor não consegue comparar preços e acaba escolhendo a opção mais próxima.


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