Para obter sucesso com um supermercado, um empresário deve estar sempre atento a alguns fatores importantes. É necessário considerar a localização, o público que se busca atingir, os preços dos produtos e diversos outros aspectos. No entanto, um dos elementos que mais merecem a atenção dos supermercadistas é a necessidade de oferecer conveniência aos clientes, o que inclui principalmente mais rapidez no atendimento dos checkouts.
Para resolver esse problema, muitos estabelecimentos já estão adotando novas práticas. Uma das medidas mais simples é por meio do investimento em novos equipamentos. Muitas vezes, o atraso nos checkouts pode estar relacionado ao uso de tecnologia ultrapassada ou máquinas com defeito. Nesses casos, conexões mais rápidas com as empresas de cartões e equipamentos mais modernos podem fazer toda a diferença.
A criação dos caixas destinados a clientes que pretendem comprar menos de dez itens foi um grande avanço para a diminuição das filas no atendimento. No entanto, ela apenas soluciona o problema nos momentos de menor intensidade de consumidores na loja. Nos horários de pico, muita gente ainda se frustra nas enormes filas, o que pode representar, a longo prazo, uma diminuição na satisfação dos clientes com a loja.
Em bancos, já existem leis que determinam quanto tempo os clientes podem esperar na fila. Como isso não acontece da mesma forma em supermercados, alguns passaram a instalar botões de alerta de fila próximos aos caixas. Essa também é uma boa forma de valorizar os consumidores, que podem acioná-los quando a fila está muito grande, fazendo com que o gerente da loja precise providenciar um modo de diminuir a espera.