O Natal é o período do ano mais esperado pelos varejistas devido ao aumento nas vendas. Mas também, no Natal o fluxo de pessoas aumenta e com a correria do dia-a-dia a organização da sua loja acaba ficando de lado. Isso é inevitável, não é mesmo?
Este é o momento em que as lojas ficam abertas até mais tarde, muitas abrem todos os dias da semana, tudo isso com um único objetivo: Vender mais!
Mas para que esse objetivo de fato aconteça, sua loja precisa estar organizada para que seus clientes consigam encontrar o que procuram, e até mesmo para facilitar a vida de quem está vendo.
Você pode estar se perguntando, mas como organizar uma loja no Natal?
Calma! Temos algumas dicas para ajudar você nesse momento.
Uma loja que não trabalha a exposição dos seus produtos passa a sensação para os clientes de um local desorganizado, abandonada, e que quanto mais rápido ele sair daquele ambiente, melhor.
Lembre-se: Uma loja bem organizada com uma boa exposição dos produtos faz com que seus clientes se sintam mais à vontade, acolhidos e o principal – ele encontra o produto que procura!
Veja como organizar uma loja para o Natal:
- Massificação de produtos: A massificação nada mais é do que repetir o mesmo produto várias vezes na exposição. Com isso, conseguimos dar muito mais destaque para ele na prateleira. Massifique sempre produtos com uma alta margem e lucro ou alto giro, que chamarão mais atenção e farão o lojista ganhar mais dinheiro. Também se consegue o efeito de massificação repetindo produtos diferentes, mas da mesma categoria, como por exemplo, várias canecas ou vários copos-térmicos um ao lado do outro
- Triangulação: A triangulação organiza os produtos de alturas diferentes, fazendo com que o cliente consiga visualizar todos os itens que estão na prateleira. Com essa técnica aplicada você evita que sua prateira passe a sensação de bagunça, deixando-a muito bem organizada, valorizando o produto.
- Pontos focais: Os pontos focais são os principais pontos de destaque da loja. São os melhores locais para a exposição de produtos. Devem ser pensados de maneira estratégica, onde os produtos com maior margem de lucro ou com dificuldade de vendas devem ser expostos
- Mesão Central: Com os olhos de quem entra na loja, o mesão central é o terceiro ponto focal mais importante, pois fica um pouco afastado da entrada, já dentro da loja. E assim como nos demais pontos, deve conter produtos importantes para a loja, comum a comunicação especial desenvolvida para ele e os produtos organizados de maneira harmônica. Como organizar minha loja para o dia dos namorados
- Vitrine: é ela o ponto focal principal, onde o cliente tem seu primeiro contato com sua marca e com seus produtos. Deve ser bastante trabalhada para que chame a atenção do cliente, seduza-o e o faça entrar na loja pedindo pelo produto.
- Estoque: Esse é um dos primeiros lugares a ficar desorganizado, devido aquele “corre corre” para atender o cliente o mais rápido possível. E qual o resultando disso? O estoque acaba virando uma eterna bagunça, até que chega o momento que ninguém mais encontra nada, consequentemente sua loja pode acabar perdendo muitas vendas por não encontra os produtos que estão perdidos por lá!