Nesta terça-feira (12), comemoramos o Dia Nacional do Supermercado, uma data importante para pensarmos sobre todo o trabalho que há por trás desses grandes empreendimentos. A administração de um supermercado exige a preocupação com diversos detalhes, que vão desde a exposição dos produtos nas gôndolas até o treinamento de funcionários.
No entanto, para priorizar as vendas, existem estratégias psicológicas que podem ser usadas e que garantem um bom resultado. Um desses truques está em fazer com que o cliente vivencie momentos sensoriais dentro da loja. Cheiros, sons e sabores podem fazer com que o indivíduo se sinta atraído pela experiência da compra.
Para provocar essas sensações, o setor de padaria sempre deve apresentar o característico aroma de pão, por exemplo. Grandes supermercados costumam espalhar caixas de som pelo ambiente, sempre a tocar música estrategicamente escolhida para motivar o cliente a comprar despreocupadamente. Isso sem falar nos produtos alimentícios que são oferecidos para degustação. Tudo isso cativa o consumidor e faz com que ele não se preocupe em gastar dinheiro.
Outra estratégia a ser usada nos supermercados é oferecer carrinhos maiores aos clientes. Um estudo aponta que, muitas vezes, os clientes que pretendiam fazer grandes compras acabam desistindo de produtos ao perceberem que seu carrinho já está cheio. Sendo assim, utilizando carrinhos maiores, aumenta também a possibilidade de que o consumidor leve mais coisas.
Por fim, não pense que uma gôndola cheia de produtos incentivará as compras, muito pelo contrário. É interessante que o consumidor veja alguns buracos entre os produtos em exposição, pois isso fará com que perceba que aquele é um item desejado pelos demais, o que pode fazer com que se sinta encorajado a comprá-lo.