Conheça os principais cuidados para a organização do hortifrúti | IMF LINCE

Conheça os principais cuidados para a organização do hortifrúti

A organização dos itens do supermercado é fundamental para motivar vendas em todos os setores, mas certamente na área do hortifrúti é onde podemos observar esse aspecto de forma mais evidente. Entre todos os produtos, as frutas, legumes e verduras são aqueles com os quais o consumidor mais se preocupa com a aparência na hora de comprar. Para esses itens, fatores como a cor e o aroma são determinantes, assim como a forma como são dispostos nos expositores.

Por isso, antes de criar uma organização elaborada, atente-se para os cuidados básicos de seleção e higienização dos produtos. Por apresentarem um prazo de validade menor do que as mercadorias comercializadas em gôndolas, os itens de hortifrúti precisam de mais atenção, afinal uma exposição bonita será pouco relevante se as ofertas estiverem murchas, podres ou sujas.

Para ter uma ideia se a forma como você tem oferecido seus produtos é positiva ou negativa, basta fazer um cálculo simples. Primeiro, determine um período para contabilizar quantos dos seus clientes compraram produtos de hortifrúti. Em seguida, multiplique esse valor por cem e divida pelo número total de clientes que compareceram ao seu estabelecimento no período estipulado. Essa conta poderá lhe mostrar a porcentagem de consumidores que compraram itens de hortifrúti no seu supermercado e o resultado deve ser superior a 50% para ser considerado positivo.

Caso você realmente precise estabelecer mudanças na organização do seu hortifrúti, saiba que existem dois tipos de exposições: o modelo agressivo e o modelo controlado. O primeiro propõe a exposição de uma grande quantidade de itens, de forma a atrair o consumidor pela quantidade. Trata-se de um modelo muito utilizado pelos hipermercados, mas pouco útil caso você tenha uma baixa circulação de clientes no seu estabelecimento.

De acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, o valor contabilizado dos itens estragados foi de R$ 862,5 milhões no ano passado. Por esse motivo, o modelo de exposição controlado é certamente o ideal para os supermercadistas que querem evitar desperdícios e criar uma organização bonita e prática. Para isso, organize frutas e legumes em pequenas pilhas quadradas de, no máximo, cinco camadas de altura. Esse tipo de organização proporciona uma boa visualização, tanto para os clientes quanto para os responsáveis pela remoção de itens que ultrapassem o período de validade.


Como organizar uma loja de material de construção

  O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

Leia mais
09/10

Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

Leia mais
07/10

QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

Leia mais
04/11

Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

Leia mais
04/11

Tel. (18) 2102.8777

Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30