A organização dos itens do supermercado é fundamental para motivar vendas em todos os setores, mas certamente na área do hortifrúti é onde podemos observar esse aspecto de forma mais evidente. Entre todos os produtos, as frutas, legumes e verduras são aqueles com os quais o consumidor mais se preocupa com a aparência na hora de comprar. Para esses itens, fatores como a cor e o aroma são determinantes, assim como a forma como são dispostos nos expositores.
Por isso, antes de criar uma organização elaborada, atente-se para os cuidados básicos de seleção e higienização dos produtos. Por apresentarem um prazo de validade menor do que as mercadorias comercializadas em gôndolas, os itens de hortifrúti precisam de mais atenção, afinal uma exposição bonita será pouco relevante se as ofertas estiverem murchas, podres ou sujas.
Para ter uma ideia se a forma como você tem oferecido seus produtos é positiva ou negativa, basta fazer um cálculo simples. Primeiro, determine um período para contabilizar quantos dos seus clientes compraram produtos de hortifrúti. Em seguida, multiplique esse valor por cem e divida pelo número total de clientes que compareceram ao seu estabelecimento no período estipulado. Essa conta poderá lhe mostrar a porcentagem de consumidores que compraram itens de hortifrúti no seu supermercado e o resultado deve ser superior a 50% para ser considerado positivo.
Caso você realmente precise estabelecer mudanças na organização do seu hortifrúti, saiba que existem dois tipos de exposições: o modelo agressivo e o modelo controlado. O primeiro propõe a exposição de uma grande quantidade de itens, de forma a atrair o consumidor pela quantidade. Trata-se de um modelo muito utilizado pelos hipermercados, mas pouco útil caso você tenha uma baixa circulação de clientes no seu estabelecimento.
De acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, o valor contabilizado dos itens estragados foi de R$ 862,5 milhões no ano passado. Por esse motivo, o modelo de exposição controlado é certamente o ideal para os supermercadistas que querem evitar desperdícios e criar uma organização bonita e prática. Para isso, organize frutas e legumes em pequenas pilhas quadradas de, no máximo, cinco camadas de altura. Esse tipo de organização proporciona uma boa visualização, tanto para os clientes quanto para os responsáveis pela remoção de itens que ultrapassem o período de validade.