Dez dicas para organizar gôndolas de supermercado e vender mais | IMF LINCE

Dez dicas para organizar gôndolas de supermercado e vender mais

Organizar as prateleiras de supermercados pode parecer uma tarefa simples, mas às vezes surgem dúvidas e dificuldades para fazer a arrumação das gôndolas de forma eficiente.

Algumas pessoas pensam que a organização dos produtos nas gôndolas não influencia nas vendas. Isto é um grande erro. A disposição dos produtos nas prateleiras afetam diretamente as vendas de um mercado.

O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.

Esses níveis são:

  • Acima da cabeça: Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade, e por isto você deve colocar produtos de menor interesse;
  • Altura dos olhos: Este nível também é conhecido como área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Nesta área você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, os mais caros. Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores;
  • Linha da cintura: Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;
  • Abaixo da cintura: O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso é interessante que você coloque aqui os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram. Desse jeito, mesmo que o produtos não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los do mesmo jeito, pois são produtos essenciais ou mais baratos.
  • Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.

 

Ainda é preciso organizar os produtos de forma que chamem a atenção dos consumidores.

  • Organizar os produtos verticalmente, por produto;
  • Organizar os produtos em blocos, por marca;
  • Organizar os produtos horizontalmente;
  • Organizar os produtos aleatoriamente. 

 

Como aproveitar as pontas das gôndolas

Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas das gôndolas, pois vendem mais. Isto acontece porque os consumidores tendem a notar mais os produtos que estão nestes espaços.

Aproveite estes “pontos extras” para organizar os produtos verticalmente ou em blocos (caso haja mais de um produto exposto), assim você conseguirá maximizar a exposição dos produtos.

Você também pode utilizar estratégias de cross-merchandising, expondo produtos que estão fora do seu ponto natural de vendas para desencadear o efeito da venda casada.

Além dos métodos mais convencionais de arrumação das gôndolas, ainda existem pequenos aparatos que podem chamar a atenção dos clientes.

São dezenas de técnicas de marketing para atrair os consumidores, tais como o clip stripers, stoppers, wobblers, totens, cartazes, luminosos e etc.

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