Organizar as prateleiras de supermercados pode parecer uma tarefa simples, mas às vezes surgem dúvidas e dificuldades para fazer a arrumação das gôndolas de forma eficiente.
Algumas pessoas pensam que a organização dos produtos nas gôndolas não influencia nas vendas. Isto é um grande erro. A disposição dos produtos nas prateleiras afetam diretamente as vendas de um mercado.
O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.
Esses níveis são:
Ainda é preciso organizar os produtos de forma que chamem a atenção dos consumidores.
Como aproveitar as pontas das gôndolas
Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas das gôndolas, pois vendem mais. Isto acontece porque os consumidores tendem a notar mais os produtos que estão nestes espaços.
Aproveite estes “pontos extras” para organizar os produtos verticalmente ou em blocos (caso haja mais de um produto exposto), assim você conseguirá maximizar a exposição dos produtos.
Você também pode utilizar estratégias de cross-merchandising, expondo produtos que estão fora do seu ponto natural de vendas para desencadear o efeito da venda casada.
Além dos métodos mais convencionais de arrumação das gôndolas, ainda existem pequenos aparatos que podem chamar a atenção dos clientes.
São dezenas de técnicas de marketing para atrair os consumidores, tais como o clip stripers, stoppers, wobblers, totens, cartazes, luminosos e etc.