Por serem estruturas menores, alguns supermercadistas acreditam que as pontas de gôndolas têm importância inferior às grandes gôndolas. Entretanto, o que acontece é justamente o contrário. Por estarem separados em um espaço com menos produtos, a tendência dos itens colocados nas pontas de gôndolas é a de chamar mais a atenção dos consumidores. Em razão disso, é essencial que as pontas de gôndolas sejam organizadas de forma estratégica para promover mais vendas.
Para esses espaços, uma boa dica é a de colocar produtos que se complementam no uso do consumidor. Ao dispor itens que são vendidos juntos para determinada situação, o cliente que se encontra em tal circunstância terá maior tendência a comprar os dois produtos. Por exemplo: ao procurar pelo achocolatado em pó, o consumidor terá mais facilidade em adquirir o produto da marca de maior valor quando este é exibido em destaque na ponta de gôndola, principalmente quando colocado ao lado de caixas de leite.
Entretanto, apesar de ser um espaço valiosíssimo para a exposição de produtos, é importante que elas não sejam usadas para expor mais do que dois itens diferentes. A ponta de gôndola deve ser vista como um espaço de destaque, por isso os produtos escolhidos para ela devem realmente ser capazes de transmitir a imagem de que são diferenciados, o que não acontece quando são colocados ao lado de muitos outros.
Por fim, é preciso lembrar aos supermercadistas que, mesmo ao colocarmos um produto em evidência, existem circunstâncias que podem fazer com que o consumidor recuse imediatamente a compra. A principal delas é quando não encontra as etiquetas de preço. De acordo com a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), aproximadamente 94% das indústrias do país já tiveram problemas com cadastro e identificação de produtos. Sendo assim, é bastante importante que, além de destacar os produtos em espaços adequados, o vendedor se mantenha sempre atento à presença das etiquetas.