Os hipermercados são ambientes em que o consumidor pode encontrar uma variedade de produtos, de diversas marcas e diferentes preços. No entanto, muitas pessoas ainda optam por realizar suas compras em minimercados devido à proximidade com o lugar onde moram. Além disso, os minimercados também oferecem a vantagem de terem um atendimento mais rápido, pois costumam ter filas menores.
Entretanto, ser responsável por um minimercado requer os mesmos cuidados que um mercado de grande porte. A questão do espaço menor é apenas um detalhe para o profissional capaz de administrar uma loja com bom planejamento e organização. Com uma dose de criatividade e produtos de boa qualidade, o empresário é capaz de transformar um pequeno espaço em um ambiente agradável e adequado às vendas. Para entender como fazer isso, confira algumas dicas:
Local
Ao dispor de um pequeno espaço, é necessário planejar onde cada seção de produtos estará localizada. Além de agrupar os produtos de acordo com suas funcionalidades, é preciso expô-los em locais estratégicos para motivar vendas. Por esse motivo, é interessante colocar itens de menor importância em evidência, pois isso pode levar as pessoas a desejá-los.
Organização
A forma como os produtos são organizados nos expositores também pode contribuir muito com as vendas. Pesquisas apontam que uma organização atraente chama mais a atenção dos consumidores e pode proporcionar até mesmo a sensação de bem-estar aos compradores. Além disso, também é interessante que a identidade visual da parte externa do minimercado estabeleça uma conexão com o que pode ser visto em seu interior.
Limpeza
Por mais atraente que seja a organização, no entanto, todo o esforço do empreendedor em cativar clientes pode ser inútil se não levar em conta a limpeza do ambiente. Ao considerarmos que minimercados são locais cheios de alimentos e itens de higiene, não realizar a limpeza do espaço e dos expositores pode causar uma péssima impressão, ou até mesmo provocar doenças aos consumidores.
Comunicação
Mesmo em um minimercado, os clientes podem ter trabalho para encontrar produtos desejados. Por esse motivo é que a comunicação visual pelo ambiente deve ser clara e visível. Por mais que o processo de procurar produtos pelo minimercado possa ser útil às vendas, muitos clientes acabam ficando frustrados quando não encontram o que querem, o que prejudica a imagem da loja.
Tecnologia
Ter um minimercado não significa ter um mercado com tecnologia ultrapassada. É importante que o empreendedor esteja sempre estudando as novidades em equipamentos e invista naquilo que mais combina com o visual e a praticidade que deseja proporcionar aos clientes. Para isso, a variedade de produtos da IMF é sempre a melhor opção.