
No último ano, a feira da NRF (National Retail Federation), em Nova Iorque, apresentou importantes tendências sobre as lojas físicas e as indústrias. Uma das discussões mais significativas foi sobre a expansão das lojas de varejo digital, o que trouxe questionamentos sobre a forma como os comércios físicos se posicionam perante a isso.
Com as palestras do evento, destacou-se a grande oportunidade para que as lojas físicas brilhem nesse momento, com elementos próprios e capazes de distingui-las de uma forma muito positiva dos varejos digitais.
Confira como alguns dos diferenciais das lojas físicas valorizam o varejo:
Descobertas mais atrativas
A ideia de que é possível encontrar qualquer item na internet faz com que descobertas de produtos em lojas digitais não apresentem o mesmo apelo de compra que essas descobertas têm em lojas físicas. O contato com um novo produto em uma loja física faz com que o visitante se sinta inclinado a comprar, pois considera que não poderá visitar sempre o local.
Por isso, é importante que o varejista esteja sempre investindo em produtos inovadores.
Presença massiva
Você sabe quantas lojas físicas existem no Brasil atualmente? Segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número chegou a 2,5 milhões no ano passado.
Ou seja, a ideia de não investir na presença massiva que o varejo físico apresenta pode fazer com que você perca público tanto para os varejos digitais quanto para outras lojas físicas.
Experiência de compra
Para quem trabalha com loja física que vende produtos atrelados ao paladar ou ao olfato, como os supermercados ou as perfumarias, por exemplo, a experiência de compra dos clientes é um aspecto muito especial na hora de cativar o público.
A possibilidade de experimentar produtos a partir de provadores ou itens de degustação é uma vantagem que só as lojas físicas oferecem.
Recebimento em tempo real
Outra vantagem inegável das lojas físicas em comparação às digitais está no recebimento da mercadoria pelo cliente, que ocorre em tempo real. Por mais veloz que seja a entrega da loja digital, ela não é capaz de suprir as necessidades do consumidor com a mesma rapidez,
Esse é um diferencial que pode oferecer uma experiência ainda melhor quando as lojas físicas garantem um atendimento rápido.
Credibilidade
Algumas das compras online podem exigir pesquisas sobre onde é que vende determinados produtos. Em varejos físicos, por sua vez, os clientes identificam os itens a serem vendidos por uma loja de forma quase intuitiva.
Além disso, nenhuma loja digital é capaz de superar a credibilidade das lojas físicas, que podem garantir com 100% de certeza que o consumidor vai adquirir exatamente o produto que está vendo na prateleira.
Quer tornar sua loja física ainda mais atrativa? Escolha produtos IMF LINCE e faça a diferença!