De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa MindMiners, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem causado grandes impactos nos hábitos de consumo das populações ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Como aponta a MindMiners, cerca de 39% dos brasileiros deixaram de fazer pequenas compras e passaram a consumir maior quantidade de produtos específicos de higiene e limpeza.
Diante disso, alguns especialistas já previnem sobre as atitudes de compra desequilibrada, que podem gerar discrepância entre os preços dos produtos mais desejados e até mesmo a falta de abastecimento nas menores redes de supermercados. Por esse motivo, é importante que os supermercadistas estejam atentos aos desejos do consumidor e garantam os estoques dos produtos que têm maior procura sendo que, para isso, algumas medidas de limitação no número de vendas de cada item por cliente podem ser igualmente úteis.
Os dados da pesquisa apontam que, diante do aumento dos casos do COVID-19 no país, o aumento na venda de bebidas e alimentos foi de aproximadamente 10%, enquanto nos produtos de higiene pessoal foi de 30%. Já nos produtos de limpeza para a casa, as vendas cresceram em 21%, ao passo que o aumento na venda de produtos de limpeza para o carro foi de 8% e o de medicamentos representou 14%.
Ao serem questionados sobre quais dos produtos de limpeza e higiene haviam se tornado mais importantes em suas compras, 83% dos entrevistados apontaram o álcool em gel, enquanto 23% escolheram as máscaras descartáveis. Para 56% dos entrevistados, os sabonetes líquidos também passaram a ser mais consumidos e, para 45% deles, o uso dos desinfetantes aumentou. Além disso, 38% dos participantes da pesquisa disseram ter aumentado suas compras de papel higiênico e 37% deles afirmaram ter consumido mais lenços de papel. Apenas 4% dos entrevistados disseram não ter aumentado nada em suas compras ou hábitos de consumo.