Um ambiente limpo e higienizado é uma característica que deveria ser comum em qualquer tipo de empresa que atende o público. Nos supermercados brasileiros, esse aspecto pode ser considerado um diferencial competitivo, segundo a pesquisa “Tendência do Consumidor”, feita em 2017 pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e IBOPE.
O estudo mostra que o item “limpeza e ordem” é um dos fatores de decisão para 48% dos consumidores na hora de escolher uma loja. O sortimento de produtos de um supermercado faz com que a limpeza e higienização sejam feitas de formas diferentes em cada setor. O tamanho do espaço, o fluxo de pessoas, os produtos que estão nas gôndolas e até o tipo de piso do local precisam ser considerados antes da limpeza.
Ambiente externo da loja
Quando chegamos ao supermercado, seja de carro ou a pé, o primeiro contato é com o ambiente externo da loja, principalmente com estacionamento, fachada, calçada, escadas e rampas de acesso.
Esses lugares precisam estar sempre muito bem limpos e convidativos, uma vez que são a ponte do cliente com a loja, o que pode determinar se o consumidor voltará ou não ao ponto de venda, segundo a pesquisa da APAS.
Carrinhos e cestos de compra
Os carrinhos e cestos dos supermercados são equipamentos que precisam de higiene e limpeza com frequência. Muitos consumidores passam pelos supermercados todos os dias, tocam nesses objetos e, por isso, a preocupação deve ser redobrada, uma vez que são objetivos de uso comum a clientes e colaboradores. Além do contato manual com tais equipamentos, os carrinhos de compra, normalmente, são levados para fora da loja, a caminho do carro estacionado, por exemplo.
Perecíveis
A limpeza de ambientes como Açougue, Peixaria, Frios e Hortifrúti precisa ser feita, no mínimo, três vezes ao dia. A frequência deve ser maior aos produtos expostos com riscos de contaminação ou quando o fluxo de clientes aumentar no supermercado.
Vale lembrar que a higienização e limpeza desses setores dependem muito dos colaboradores, por isso, os procedimentos e o manuseio dos alimentos devem ser feitos de acordo com todas as regras exigidas pela Vigilância Sanitária, a fim de evitar qualquer prejuízo para o supermercado e o cliente.
Sinalização
As lixeiras dos supermercados devem estar muito bem sinalizadas e precisam fazer parte da rotina de manutenção dos supermercados. Legendas para receber os resíduos adequados, limpeza frequente e evitar o acúmulo de lixo são tarefas primordiais para os supermercados.
Apesar da rotina frenética das lojas, a limpeza e higienização não podem ficar em segundo plano e toda a equipe deve estar conscientizada da importância de um ambiente limpo, seja para atrair novos clientes ou manter aqueles que apreciam a loja limpa e organizada.