Já não é novidade que a temperatura de armazenamento de alimentos congelados e resfriados diminui o risco de contaminação e aumenta seu tempo disponível para consumo.
O frio ajuda na conservação dos alimentos frescos e retarda o surgimento e desenvolvimento de organismos nocivos à saúde humana.
Por isso, é muito importante que negócios que armazenam e manipulam alimentos tenham atenção redobrada quanto às condições dos produtos que oferecem.
Por que controlar a temperatura de armazenamento?
O controle de temperatura de armazenamento impede que efeitos indesejados sobre clientes que podem impactar sua reputação, manchando a imagem da sua marca.
Existem órgãos reguladores que possuem informações para que os alimentos cheguem à mesa do consumidor em boas condições, mas ainda há estabelecimentos que tem pouca orientação de como agir corretamente.
Podemos armazenar alimentos de variadas formas: em temperatura ambiente, refrigerados ou congelados.
Temperatura ideal de armazenamento de produtos resfriados
Existem algumas diferenças entre os produtos congelados e resfriados.
Os produtos resfriados têm um prazo de validade menor, porém necessitam uma temperatura recomendada diferente.
Para produtos resfriados, o prazo varia entre 1 e 7 dias. Diferentemente dos congelados, que variam de 10 a 90 dias. Sendo assim, é importante manter uma precaução maior para que não haja perda e ingestão de produtos estragados.
A temperatura é a mesma em todos os pontos refrigerados?
É comum que estabelecimentos como restaurantes, supermercados e comércios de alimentos utilizem de sistemas de refrigeração e climatização para garantir as condições de seus produtos.
Em equipamentos maiores, a temperatura pode não ser a mesma em todos os pontos dentro da área refrigerada, por isso é importante conhecer as temperaturas de diferentes pontos de refrigeração para garantir que todos os alimentos estejam na temperatura adequada.
Mesmo controlando essas variáveis, é corriqueira a situação em que por falha de equipamentos ou falha humana no manuseio dos equipamentos.
Portas de freezers e câmaras frias deixadas abertas por clientes ou mesmo funcionários, tomadas desligadas acidentalmente, são exemplos de problemas do cotidiano.
Quando essas condições se mantêm por períodos mais longos, é inevitável a perda de estoque, acarretando prejuízos ao lojista.
Como se prevenir?
É muito importante ficar de olho na temperatura ideal para os seus produtos em cada ponto do estoque, pois a mesma não é constante em todos os locais. Muitas vezes, a falta de controle da temperatura em tempo real pode ser fatal para o coração do seu negócio: a qualidade dos produtos.
Uma das formas de começar a evitar isso é utilizar uma planilha de controle de temperatura para garantir que os produtos estão na temperatura ideal durante todo o dia.