Dicas para uma excelente organização nas gondolas e prateleiras de sua farmácia | IMF LINCE

Dicas para uma excelente organização nas gondolas e prateleiras de sua farmácia

Toda farmácia trabalha com vários medicamentos e uma infinidade de produtos de limpeza e higiene pessoal. Isso faz com que diferentes fabricantes e diversas apresentações sejam colocadas como modelos para as lojas. É importante lembrar que a organização de prateleiras e gondolas facilita a procura dos produtos.

Veja algumas considerações importantes sobre a organização de uma farmácia:

 

  • Separar os medicamentos e outros produtos de acordo com o laboratório. Ex: medicamentos genéricos, similares e de referências;

 

  • Organizar os medicamentos por ordem alfabética; separá-los por grupo ou seção em que se enquadram. Ex: obedecendo a forma de apresentação e o uso do medicamento.

 

Conheça agora como devem ser feitas as divisões dos grupos ou seções:

 

  • Grupo de comprimidos, drágeas, cápsulas, pastilhas e pílulas.

 

  • Grupo de ampolas injetáveis e orais.

 

  • Grupo de medicamentos líquidos, suspensão, geleias, elixires, sprays, gotas e xaropes.

 

  • Grupo de cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados.

 

  • Grupo de envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa. Ex: em gôndolas na frente da farmácia.

 

  • Grupo de entorpecentes e psicotrópicos devem ficar em armários oxidáveis, no fundo da farmácia e sob a responsabilidade do farmacêutico. Esses são medicamentos de tarja preta, que necessitam ser controladas as receitas médicas.

 

  • Grupo de perfumaria, higiene e limpeza, acessórios médicos e odontológicos, precisam de prateleiras próprias na parte da frente da farmácia.

Você poderá também organizar os medicamentos por ordem alfabética e por seções, agrupando-os de acordo com os laboratórios fabricantes. Nesses casos, se o atendente conhece o laboratório que produz o medicamento, é mais fácil identificar o remédio na prateleira. 

 

Confira outras orientações que irão deixar sua farmácia mais atrativa:

  • Não se deve permitir que os produtos estejam de lado, virados, deitados, com o nome ao contrário, ou em qualquer posição que dificulte a visão e a leitura do consumidor;
  • O espaço imediatamente em frente à entrada principal não é o mais apropriado às exposições de vendas. O consumidor, ao entrar, em geral, anda de três a quatro metros antes de diminuir seus passos. A partir daí, começará a prestar atenção nas mercadorias;
  • Os pontos mais fortes para exposição são os que se encontram no final das passagens – as pontas de gôndolas –, onde os consumidores são forçados a fazer a curva e a deter-se em frente dos displays ou exposições por mais tempo;
  • As mercadorias expostas devem estar bem classificadas, sem confusão ou mistura, embora próximas, a fim de evitar confusão ao olhar do cliente;
  • Deve-se, ainda, evitar a monotonia, separando as cores das embalagens semelhantes e arrumando as caixas por tamanho.

A sinalização das categorias e dos produtos deve estar no campo de visão dos clientes, facilitando a identificação.

Alguns materiais de ponto de venda podem ser usados para melhorar a comunicação do produto. De modo geral, materiais de longa distância servem para sinalizar informações gerais, como qual categoria está exposta no local.

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:


    Nome do contato*


    Razão social*


    CNPJ*


    E-mail*


    Whatsapp*


    Segmento


    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    3 tendências para o varejo em 2024

    O varejo nacional está se reinventado diariamente e, a partir do surgimento de novas tecnologias, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes. A adoção de medidas alinhadas à sustentabilidade e aos interesses dos clientes é uma necessidade constante para os comerciantes que buscam se manter relevantes. Para ajudar você a entender sobre as […]

    Leia mais
    10/04

    Como organizar as prateleiras do supermercado

    Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de […]

    Leia mais
    17/04

    Layouts para tirar seu projeto do papel

    A IMF LINCE é uma indústria referência em qualidade na produção de expositores para varejos. No entanto, a marca vai além da produção de equipamentos e oferece uma equipe especializada em desenvolver layouts para tirar o seu projeto do papel. Nossa indústria pode criar projetos para todos os tipos de varejo. Acompanhe os principais formatos […]

    Leia mais
    03/04

    Como atrair clientes para a farmácia

    De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem envelhecido em um ritmo acelerado, sendo possível prever que, durante as próximas três décadas, o Brasil atingirá 20% da sua população composta por pessoas acima de 65 anos. Para o setor de farmácias, esse dado se mostra […]

    Leia mais
    03/04

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30