Como organizar as prateleiras do supermercado | IMF LINCE

Como organizar as prateleiras do supermercado

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de marketing podem ser muito úteis e a organização das prateleiras do supermercado é uma delas.

Para trabalhar com a organização das prateleiras de forma estratégica, confira as dicas abaixo e veja como o posicionamento de cada produto pode estar alinhado aos resultados:

Acima da cabeça

Os produtos posicionados nas prateleiras acima da cabeça do consumidor têm pouca visibilidade e os visitantes de sua loja raramente destinarão atenção a eles. Por esse motivo, ao determinar quais ocuparão essas prateleiras, escolha itens de baixa procura. Ao posicionar produtos com alto volume de buscas nas prateleiras superiores, você corre o risco de torná-los inacessíveis a quem poderia se interessar por eles.

Altura dos olhos

Os produtos que ficam na altura dos olhos têm alto potencial de serem vistos e adquiridos. Nessas prateleiras, o cliente tem uma visão completa, o que faz com que seja um posicionamento privilegiado. A partir disso, é o local ideal para que sejam expostos itens de maior margem de lucro. Ao permitir que eles sejam encontrados facilmente pelos consumidores, você motiva compras por impulso, aumentando a sua lucratividade.

Linha da cintura

Entre as possibilidades de prateleiras para exposição, essa também é uma das que mais gera resultados em vendas. Os produtos posicionados nas prateleiras que ficam na linha da cintura dos consumidores são facilmente encontrados pelos clientes e têm alta rotatividade nas gôndolas, o que faz com que esse seja o local ideal para expor itens de maior procura.

Abaixo da cintura

As prateleiras que ocupam a posição abaixo da cintura do consumidor estão fora do seu campo de visão, o que faz com que não sejam o melhor espaço para expor os itens com os quais se busca obter mais lucro. Esse é um bom posicionamento para expor os produtos mais baratos e que têm alta procura dos clientes, afinal, mesmo sem a posição de destaque, esses produtos serão facilmente vendidos.

Chão

Por fim, o espaço do chão é destinado a expor os produtos mais pesados. A escolha de posicionar esses produtos na parte inferior às prateleiras não está relacionada ao peso que esses equipamentos podem suportar, visto que os expositores da IMF LINCE suportam peso extremamente elevado. A ideia é permitir que o consumidor tenha mais facilidade em pegar e manusear o produto escolhido e, caso ele seja muito pesado, o posicionamento em prateleiras superiores pode ser desconfortável e até mesmo apresentar riscos de acidentes.

Para ajudar você a oferecer uma organização estratégica e sofisticada para as prateleiras do supermercado, a IMF LINCE trabalha com equipamentos que encantam os consumidores e contribuem com a sua lucratividade. Clique aqui e conheça nossos produtos!

Opala G2 Carnes VC

OPG2CR-INV/OPG2CRTE-INV

Opala G2 Semi Vertical

VCG2-LT/VCG2P-LT

Cristal Duplex

CRI-DPINV/CRI-DP

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:


    Nome do contato*


    Razão social*


    CNPJ*


    E-mail*


    Whatsapp*


    Segmento


    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    3 tendências para o varejo em 2024

    O varejo nacional está se reinventado diariamente e, a partir do surgimento de novas tecnologias, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes. A adoção de medidas alinhadas à sustentabilidade e aos interesses dos clientes é uma necessidade constante para os comerciantes que buscam se manter relevantes. Para ajudar você a entender sobre as […]

    Leia mais
    10/04

    Como organizar as prateleiras do supermercado

    Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de […]

    Leia mais
    17/04

    Layouts para tirar seu projeto do papel

    A IMF LINCE é uma indústria referência em qualidade na produção de expositores para varejos. No entanto, a marca vai além da produção de equipamentos e oferece uma equipe especializada em desenvolver layouts para tirar o seu projeto do papel. Nossa indústria pode criar projetos para todos os tipos de varejo. Acompanhe os principais formatos […]

    Leia mais
    03/04

    Como atrair clientes para a farmácia

    De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem envelhecido em um ritmo acelerado, sendo possível prever que, durante as próximas três décadas, o Brasil atingirá 20% da sua população composta por pessoas acima de 65 anos. Para o setor de farmácias, esse dado se mostra […]

    Leia mais
    03/04

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30