O que esperar para o varejo e dos varejistas em 2018?

Copa, eleições e promessa do Hexa. Parece 2014, mas será 2018. Isso também na economia e no varejo. Dados do índice mensal do comércio mostram que voltamos a níveis de venda e consumo de antes do último mundial de futebol no Brasil. O volume de vendas, que de 2014 a 2016 acumulou retração de 20%, começou a reagir. Isso deve fazer com que o comércio e os serviços fechem 2017 com um resultado positivo. O próximo ano parece ser de recuperação econômica e crescimento do consumo.

As empresas têm-se estimulado com os últimos resultados da economia, como a redução da taxa de juros e, principalmente, com o aumento do consumo, um dos pilares do varejo. Em novembro, a Intenção de Consumo das Famílias chegou a 80,2, maior patamar desde junho de 2015. O índice, calculado pela CNC, foi o maior desde julho de 2015.

Contribuíram para este resultado políticas econômicas, como a redução da taxa de juros e mesmo a liberação dos recursos do FGTS inativo, que injetou R$ 44 bilhões na economia. No começo de dezembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa Selic para o menor nível desde 1986. A taxa, que desde outubro de 2016 tem ritmo constante de queda, deve fechar o ano em 7%.

“O varejo tem muito a ganhar do que foi feito recentemente. Não só o varejo vai crescer em linha com o PIB ou mais, mas o varejo vai se beneficiar do corte da Selic”, projeta Gustavo Cruz, economista da XP Investimentos. Para ele, esses efeitos serão sentidos especialmente no primeiro semestre de 2018.

Já a economia do País também deve sair do vermelho. A projeção do mercado é de um crescimento do PIB em torno de 1% – a primeira variação positiva desde 2014. Para analistas, porém, o País ainda tem juros altos, especialmente para empresários e consumidores. “Esse foi um ano de transição. Já houve sinais de melhoria, seja na queda de inflação, seja na taxa de juros, mas de uma forma ainda muito tímida”, diz Nunes, da KPMG. Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, concorda. “Em 2017, paramos de sangrar e em 2018 a gente começa a ter uma retomada”.


Técnicas de exposição de produtos para lojas de material de construção

O varejo de materiais de construção demonstra-se bastante consolidado no Brasil, haja vista dados de uma pesquisa realizada pela ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a qual aponta a existência de aproximadamente 133 mil varejistas de materiais de construção no país, dos quais 81% das lojas têm mais de 10 anos de […]

Leia mais
09/02

Vendas de ovos de Páscoa: Saiba como conservar os chocolates

A Páscoa está chegando, ela ocorre em 2018 no dia 30 de Março, e em breve as lojas estarão enfeitadas e com os ovos de chocolate prontos para serem comercializados. Já que estamos na véspera dessa data, fizemos esse post especialmente para alertar sobre a importância da climatização para o armazenamento correto de alimentos à […]

Leia mais
09/02

Temperatura de armazenamento de produtos congelados: Qual é a ideal para seu estoque?

Já não é novidade que a temperatura de armazenamento de alimentos congelados e resfriados diminui o risco de contaminação e aumenta seu tempo disponível para consumo. O frio ajuda na conservação dos alimentos frescos e retarda o surgimento e desenvolvimento de organismos nocivos à saúde humana. Por isso, é muito importante que negócios que armazenam […]

Leia mais
06/02

O cliente sumiu! Como reverter as baixas vendas no início do ano?

No fim do ano o comércio de carnes e de alguns setores da indústria madeireira costumam se aquecer, o quadro de funcionários aumenta, as promoções ganham espaço e as vendas aumentam de forma animadora. Porém, o ano vira e os clientes somem nas primeiras semanas, as vendas caem e demoram para retornar a um patamar […]

Leia mais
26/01

Organização e Visibilidade = Lucratividade!

Quando se entra em estabelecimento, seja um supermercado, padaria, lojas ou farmácia, as gôndolas são o ponto principal do olhar e atratividade para os produtos comercializados. Mas, como deveria ser a organização destes produtos para melhorar o desempenho em vendas e, principalmente, lucratividade, levando-se em conta o comportamento dos clientes? Em primeiro lugar, é importante […]

Leia mais
18/01

Como valorizar o produto ou serviço do seu negócio

Especialistas afirmam que pequenos empresários devem evitar a estratégia de competir com o concorrente pelo preço mais baixo. Um dos meios mais eficazes de posicionamento nos negócios é evitar a estratégia do preço baixo. O concorrente poderá lhe copiar em instantes, baixando o preço dele também. Será que o seu cliente só compra pelo menor […]

Leia mais
10/01

Conheça as formas para manter seus clientes ativos em 2018

Este é o momento perfeito para repensar nossas atividades, ajustar nossas metas e fazer algo novo com uma nova perspectiva. Como proprietário de uma empresa, você deseja ver mais vendas e aumentar a visibilidade de sua marca. A melhor maneira de conseguir isso é refletir sobre seus sucessos passados, aprender com os erros e traçar uma estratégia […]

Leia mais
22/12

Dicas para uma excelente organização nas gondolas e prateleiras de sua farmácia

Toda farmácia trabalha com vários medicamentos e uma infinidade de produtos de limpeza e higiene pessoal. Isso faz com que diferentes fabricantes e diversas apresentações sejam colocadas como modelos para as lojas. É importante lembrar que a organização de prateleiras e gondolas facilita a procura dos produtos. Veja algumas considerações importantes sobre a organização de […]

Leia mais
22/12

IMF e LINCE promovem convenção de vendas para os representantes

Aconteceu essa semana, a convenção anual da IMF e Lince em São José do Rio Preto. Intitulado “O Poder da Transformação”, o encontro trouxe diversas palestras e treinamentos para o aprimoramento do conhecimento de toda a equipe. Realizaram as palestras: Claudio Bolonhesi, Rodrigo Ribeiro, Carlos Garses e Carlos Eduardo Forastiele. De acordo com a Gerente […]

Leia mais
20/12

Com produtos IMF e LINCE, Super Davi reinaugura sua loja

O Supermercados Davi, reinaugurou sua loja na cidade de Porto Alegre, capital gaúcha, para melhor atender seus clientes. O supermercado, que já existe há mais 20 anos, foi modernizado com diversos produtos fabricados pela IMF e Lince. De acordo com Charles Cenci Davi, diretor de operações da rede, as mudanças fizeram com que a loja […]

Leia mais
20/12

Com layout moderno, Dromagax inaugura nova loja com produtos IMF e Lince

A Dromagax inaugurou neste mês de dezembro a sua mais nova loja em Araçatuba, na Avenida Brasília, na principal entrada da cidade. A loja conta como os produtos IMF e Lince, trazendo modernidade e praticidade para os funcionários e clientes. Segundo Mariana Navarro Dessanti, farmacêutica e gerente da loja, a Drogamax foi a 1° hiperfarma […]

Leia mais
20/12

Empresários apostam que varejo continuará crescendo em 2018

Apesar do momento político instável, o cenário no varejo é de otimismo. A percepção foi comprovada durante o Latam Retail Show 2017, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em São Paulo. Em pesquisa feita com 700 congressistas, de 20 estados brasileiros, entre eles 31% proprietários, acionistas ou CEOs, 15% VPs ou diretores […]

Leia mais
20/12

Contato

Campos com * são de preenchimento obrigatório
Nome*
Empresa
E-mail*
Telefone*
Cidade/UF*
Mensagem*

Tel. (18) 2102.8777

De Segunda a Sexta das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30