
Um dos principais objetivos de todo o supermercado é aumentar as vendas. E uma das várias estratégicas que podem ser aplicadas para que isso ocorra, é a organização das gôndolas. Mantê-las organizadas é imprescindível para estimular a compras dos clientes, uma vez que eles são fortemente influenciados pela disposição dos produtos dentro do estabelecimento.
Por isso, a IMF Lince preparou algumas dicas que, com certeza, irão contribuir para a expansão do volume de vendas do seu negócio. Confira:
– Manter as gôndolas organizadas é uma excelente maneira para chamar a atenção dos consumidores. Disponibilize um bom mix de produtos, mas de forma organizada. As mercadorias devem estar sempre visíveis e, se for necessário, também estabeleça um padrão organizacional.
– Independentemente do tamanho da loja, faça um controle do uso do espaço. Quando o estabelecimento é pequeno, por exemplo, alguns truques com espelhos e com iluminação correta podem ajudar a expandir o aproveitamento do espaço.
– Dê visibilidade aos produtos certos. A conhecida “área nobre” para a organização dos produtos corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, já que são essas as áreas enfocadas pelo campo de visão do consumidor. Assim, se o objetivo é vender mais e aumentar o lucro do estabelecimento, aproveite para inserir nessas partes os produtos com valor maior agregado, além daqueles mais buscados pelos consumidores e que são mais lucrativos.
– Insira os produtos com alto giro fora da “área nobre”. Essas mercadorias devem ser alocadas nas partes inferiores das prateleiras, o que acaba facilitando o acesso ao cliente. Mesmo sendo de alto giro, esses produtos, ainda que deslocados do campo de visão principal, não fará com que o consumidor deixe de procurar por eles antes de se deslocar para outro corredor.
Organizar as gôndolas do estabelecimento faz toda a diferença no hábito de compra dos seus clientes. E isso é capaz, inclusive, de fidelizá-los ao seu negócio. Aproveite as dicas da IMF Lince e aplique-as em seu supermercado.