
É inegável que a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem influenciado a economia mundial e alterado os hábitos de consumo das pessoas. Ao contrário do que tem acontecido em muitos modelos de negócio, o número de consumidores em supermercados não tem diminuído de forma tão significativa, mas dados apontados pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) já indicam que será necessário um esforço ainda maior dos supermercadistas para obter saldo de vendas satisfatório nessa Páscoa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhorar as suas vendas nessa importante época do ano. Confira:
Promoções
Neste ano, a tendência é que os consumidores não apresentem as mesmas necessidades de compra que tradicionalmente demonstram, substituindo os pratos típicos e até os ovos de páscoa por produtos de higiene e limpeza. Por isso, para fazer com que os chocolates sejam vendidos, ofereça promoções, brindes e oportunidades para que o cliente sinta estar sendo beneficiado ao adquirir o produto.
Entregas
Em algumas cidades da região, os números de casos confirmados do vírus já despertam temor nos habitantes, fazendo com que não se sintam encorajados a irem até o supermercado. Por esse motivo, é essencial investir em um serviço de entregas, possibilitando que o cliente peça o que deseja por telefone ou plataformas on-line e receba com segurança em casa.
Organização
Diante das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações, muitas pessoas não irão reunir suas famílias para comemorar nessa páscoa, o que já indica o quanto o fato de manter o distanciamento entre as pessoas vem sendo levado a sério. Pensando nisso, é necessário que você também organize sua loja de forma a evitar as aglomerações entre clientes, como geralmente acontece em datas comemorativas. Para isso, não bloqueie os corredores com produtos e estabeleça um limite no número de clientes que podem entrar simultaneamente no estabelecimento. Ao observar as medidas de segurança adotadas, os consumidores se sentem mais à vontade para consumir mais dentro da loja.
Diferenciais
Outra forma de motivar as compras nessa páscoa é apresentando diferenciais aos consumidores. Todos já estão acostumados a ver os mesmos produtos nas prateleiras nessa época do ano, por isso também é um bom momento para oferecer algo diferente e que desperte um novo desejo de compra. Se o seu supermercado trabalha apenas com chocolate e ovos de páscoa, por que não começar a oferecer o serviço de montagem de cestas de páscoa personalizadas, por exemplo? Novidades sempre atraem clientes.
Decoração
Por fim, não se esqueça que, mesmo em momentos difíceis, a páscoa deve trazer um instante de alívio aos clientes, que buscam esquecer momentaneamente das preocupações e comemorar a data, portanto não dispense a decoração temática em seu estabelecimento. A criação de um espaço agradável e com produtos estrategicamente destacados pode impulsionar significativamente o número de vendas.