De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os açougues estão entre os setores mais importantes desse tipo de varejo atualmente. Segundo os dados levantados, a presença desse departamento nos supermercados já é capaz de aumentar o lucro dos varejistas em cerca de 20%. Uma das causas disso está na praticidade que a junção desses dois tipos de estabelecimentos oferece aos consumidores, que podem encontrar mais facilmente o que precisam em um só lugar.
No entanto, apesar da importância já reconhecida desse tipo de comércio no cotidiano das pessoas, há muita concorrência para quem trabalha com o segmento, exigindo que os gestores apostem em novas formas de diferenciação para chamar a atenção dos clientes.
Para ajudar você com isso, separamos 3 estratégias que podem ser eficientes em aumentar as suas vendas. Confira!
1 – Autosserviço
A sessão de autosserviço é uma estratégia cada vez mais popular entre os açougues de sucesso. A partir dela, o estabelecimento oferece mais do que um bom atendimento de um colaborador atrás do balcão, também permitindo que o cliente se sirva dos produtos de seu interesse a partir de peças de carne embaladas e disponibilizadas em um expositor refrigerado de amplo acesso aos consumidores.
Essa possibilidade pode ser um grande facilitador para os clientes que apreciam a autonomia de escolherem o próprio produto e amam a ideia de evitar filas.
2 – Vitrine
Por ser um dos estabelecimentos onde os funcionários apresentam constante contato com os alimentos, a higiene no açougue é essencial. Desta forma, procedimentos como o uso de luvas e toucas pelos colaboradores é indispensável e alguns açougues já têm investido em cuidados que vão além disso, como a estratégia da “vitrine”, que faz com que o consumidor tenha ampla visualização dos processos realizados na cozinha e em todo o manuseio da carne.
A principal vantagem dessa estratégia é permitir que o cliente tenha mais confiança no serviço dos colaboradores, na higiene do local e na qualidade dos produtos.
3 – Exposição
Assim como os expositores refrigerados disponibilizados para o autosserviço e a ampla visibilidade do estabelecimento oferecida pela estratégia da vitrine, a exposição dos produtos também apresenta a ideia de que as vendas podem ser aumentadas a partir da transparência oferecida aos clientes.
Por meio dessa estratégia, o varejo faz uso de expositores que garantem mais espaço, visibilidade e organização aos produtos embutidos, permitindo que eles despertem a atenção do consumidor e motivem o desejo de compra.
Como visto, as estratégias que apostam em visibilidade e transparência dos produtos e serviços do varejo têm muito potencial para conquistarem ainda mais clientes. A partir disso, a IMF LINCE oferece diversos modelos de refrigeradores, balcões e expositores que podem ter papel essencial no aumento da visibilidade e da lucratividade do seu açougue.