Se você já pensou em como poderia otimizar resultados no hortifrúti, saiba que esse é um setor de grande importância aos clientes de supermercados, sendo de extrema necessidade que o varejista desenvolva estratégias próprias para a valorização de seus produtos. Para se destacar dos concorrentes, os supermercadistas podem apostar em diferentes iniciativas, sendo que algumas delas podem até mesmo trazer mais praticidade à sua rotina diária.
Veja algumas formas de aplicar isso ao seu negócio:
Organização
O sucesso do hortifrúti começa com uma boa organização, que deve ser estrategicamente pensada de modo a ser capaz de chamar a atenção do cliente. Para que isso seja possível, você deve organizar os alimentos de maneira a criar um apelo sensorial no consumidor. Para isso, os melhores produtos devem ser exibidos em destaque e de uma forma esteticamente atraente, possibilitando que sejam facilmente encontrados por possíveis compradores.
Qualidade
Outro aspecto que também se relaciona à ideia de criar um marketing sensorial no cliente é a escolha de produtos de qualidade para a comercialização. O varejista tem muito a ganhar priorizando a qualidade dos alimentos a serem comercializados, afinal, a baixa qualidade dos produtos é o principal fator capaz de fazer com que o consumidor desista de uma compra, enquanto que o hortifrúti que oferece alimentos de qualidade superior pode até mesmo atrair novos clientes.
Cores
As cores também estão entre os elementos que não podem ser ignorados na aparência do hortifrúti. Por apresentar produtos extremamente coloridos, esse tipo de segmento possibilita ao comerciante dispor os itens de forma que priorizem o aspecto mais criativo do negócio. Para obter esse resultado, o comerciante pode posicionar os alimentos de modo a criar um contraste entre suas cores, o que contribui para que o espaço do hortifrúti ofereça uma experiência visual impactante ao visitante.
Degustação
A degustação é uma estratégia muito usada em feiras, sempre se mostrando como uma possibilidade atrativa aos clientes. Ao oferecer pedaços de frutas aos visitantes do hortifrúti, o comerciante também possibilita que os consumidores conheçam mais sobre os produtos ofertados e, consequentemente, tenham mais interesse na compra. Para colocar essa ideia em prática, basta disponibilizar um funcionário que ofereça a degustação nos horários de maior movimento do varejo.
Expositores
Como parte indispensável de todo hortifrúti de sucesso, não podemos deixar de mencionar também a importância dos expositores para atrair a atenção dos clientes. Ao escolher equipamentos com número e posicionamento adequado de prateleiras, o varejista faz com que frutas, legumes e verduras ganhem mais espaço e visibilidade no estabelecimento, o que permite que esses alimentos sejam mais facilmente encontrados, tanto por clientes que já possuem interesse prévio neles quanto por aqueles que podem vir a desejá-los.
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