O cliente sumiu! Como reverter as baixas vendas no início do ano? | IMF LINCE

O cliente sumiu! Como reverter as baixas vendas no início do ano?

No fim do ano o comércio de carnes e de alguns setores da indústria madeireira costumam se aquecer, o quadro de funcionários aumenta, as promoções ganham espaço e as vendas aumentam de forma animadora.

Porém, o ano vira e os clientes somem nas primeiras semanas, as vendas caem e demoram para retornar a um patamar satisfatório e o ânimo do comércio esfria.

De fato, o começo de ano apresenta algumas dificuldades para alguns setores do mercado. Por isso é importantíssimo iniciar o ano priorizando estratégias capazes em suportar este período sem grandes problemas.

Veja as 7 principais estratégias e boas práticas que o setor comercial da sua empresa deve priorizar para contornar as baixas vendas do início do ano:

 

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade já são bastante comuns no comércio e consistem em oferecer vantagens (descontos, brindes, ou qualquer outra conveniência especial) para os clientes mais assíduos.

Assim, manter e aperfeiçoar seu programa de fidelidade mesmo durante o início do ano fará com que seus clientes sintam a necessidade de visitar e comprar no estabelecimento para obter tais vantagens.

 

Reduza seus custos

Dependendo do ramo comercial, aumentar as vendas no início do ano é realmente muito complicado, assim, para manter a saúde financeira da atividade, reduzir custos pode ser a saída mais rápida.

Para conseguir essa redução nos custos, faça uma análise de cada setor dentro da sua empresa e busque listar os prós e contras da redução dos custos em cada um deles, somente assim você tomará a decisão mais acertada.

Vale lembrar que esta redução dos custos não deve comprometer a qualidade do produto final, caso contrário, o tiro sairá pela culatra.

 

Trabalhe seus diferencias de produtos e vendas

Quando temos um setor comercial bem alinhado, sabemos exatamente quais são nossas qualidades que nos diferenciam positivamente de nossos concorrentes.

Assim para potencializar as chances de aumento ou mantença das vendas no período inicial do ano, apostar no diferencial tanto do produto, quanto da forma de vender pode ser fundamental.

Mas cuidado com alguns diferenciais que são insustentáveis a longo prazo. Preços muito mais baixos ou atendimento diferenciado para pequenos estabelecimentos podem ser um problema no futuro. Por isso, acima de tudo, conheça a sua empresa.

 

Peça para o setor comercial realizar promoções

Realizar promoções pode ser uma estratégia bastante eficiente a ser realizada pelo setor comercial da sua empresa e tem como objetivo principal aumentar o volume de vendas.

Oferecer vantagens para pagamentos à vista ou compras em maior volume a menor preço podem ser promoções simples, mas que podem dar resultados satisfatórios.

Mas cuidado com as promoções muito convidativas, principalmente aquelas relacionadas à alta queda dos preços, afinal cedo ou tarde será necessário aumentar os preços e explicar esse aumento ao cliente será muito difícil.

 

Seja cordial e recupere seus clientes

Outra saída bem interessante, principalmente para madeireiras e serrarias é buscar recuperar clientes que realizaram um orçamento, mas ainda não fecharam a compra.

Pode valer a pena contatá-los e oferecer os benefícios de ano novo além das promoções exclusivas para o período.

Mas, não seja invasivo! A ideia é o setor comercial ligar, ser cordial e desejar um feliz Ano Novo, em seguida pode-se dizer que a loja está à disposição mais este ano, convidando-o a fazer uma visita a qualquer momento. Invista em publicidade

Nada adianta realizar promoções arrebatadoras se o cliente não sabe que elas existem! Portanto, a publicidade será fundamental. Por isso, faz-se interessante publicar as oportunidades nas redes sociais ou em folhetos de promoção (funciona muito bem para açougues e supermecados).

Mas lembre-se: a publicidade deve ser direcionada a cada perfil de cliente. Fazendo isso de forma eficiente, sua visibilidade aumenta e o volume de vendas pode também crescer na mesma proporção.

 

Ofereça brindes

Quem nunca gostou de ganhar um calendário para acompanhar os feriados prolongados que ocorrerão no ano? Todos gostam, e essa pode ser uma forma bem interessante para fazer os clientes visitarem seu estabelecimento.

Historicamente, os açougues são os maiores “fornecedores” deste mimo aos clientes e se você atua no ramo, pode se beneficiar disso colocando seus dados na famosa “folhinha”.

Independente das estratégias à disposição do setor de vendas, uma boa gestão será sempre imprescindível para alcançar boas vendas até na época menos favorável.

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