De acordo com um levantamento apresentado pelo Serasa Experian, o ano de 2022 registrou um crescimento de 6,9% nas vendas de Dia das Mães feitas pelo varejo nacional. Diante disso, torna-se necessário ao comércio estar preparado para potencializar a lucratividade a ser obtida este ano e, quando falamos sobre vendas de Dia das Mães, as lojas de utilidades representam um importante papel em nossa economia.
Para aumentar as vendas de Dia das Mães na sua loja de utilidades, algumas dicas podem ser de grande importância. Confira como colocar em prática algumas delas!
Estoque
O Dia das Mães está entre as datas comemorativas que mais movimentam a economia nacional, perdendo o pódio apenas para o Natal. A partir disso, não deixe de considerar a possibilidade de que o número de vendas durante o período seja muito maior do que o seu negócio costuma ter diariamente.
Para evitar a perda dessa oportunidade, faça questão de garantir um grande estoque, com variedade e quantidade adequada a suprir a alta demanda tradicionalmente registrada durante esse período.
Pagamento
A era de oferecer apenas dinheiro como forma de pagamento está cada vez mais distante dos hábitos dos brasileiros. Sendo assim, as lojas de utilidades que buscam destacarem-se com tecnologia e praticidade aos seus clientes precisam estar atualizadas e prontas a oferecerem opções variadas quanto às formas de pagamento.
Neste sentido não basta apenas disponibilizar a compra parcelada, mas também é preciso facilitar a compra a partir de ferramentas que se tornaram muito mais populares do que o dinheiro no dia a dia dos brasileiros, como é o caso do PIX.
Decoração
Decorações temáticas são essenciais para despertar a atenção dos visitantes da loja durante os períodos próximos às datas comemorativas.
Com o Dia das Mães, por exemplo, a decoração pode representar um grande diferencial para as lojas de utilidades, tanto para atrair o olhar de possíveis clientes por meio de vitrines estratégicas, quanto para melhorar a experiência do consumidor dentro do estabelecimento, com recursos que transmitam o clima da data e gerem o desejo de compra.
Promoções
Certamente uma das estratégias mais utilizadas – com eficiência – para gerar o aumento nas vendas nos varejos durante os períodos comemorativos são as promoções. Para o Dia das Mães, as lojas de utilidades podem apostar amplamente nessa opção para destacarem-se das concorrentes.
Entre as diversas possibilidades de promoções a serem oferecidas aos seus clientes, uma das mais interessantes para promover as vendas está na oferta de descontos progressivos. Essa alternativa é tão atraente para os clientes, que se motivam a comprar mais; quanto para os varejistas, que podem aumentar amplamente suas vendas.
Expositores
Por fim, os expositores constituem um elemento-chave para a ampliação das vendas nas lojas de utilidades, visto que eles têm papel essencial na composição do layout do estabelecimento.
Em períodos comemorativos, como o Dia das Mães, por exemplo, eles podem ser usados para dar destaque a produtos de alta procura, como os acessórios, eletrodomésticos e cosméticos.
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