Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de marketing podem ser muito úteis e a organização das prateleiras do supermercado é uma delas.
Para trabalhar com a organização das prateleiras de forma estratégica, confira as dicas abaixo e veja como o posicionamento de cada produto pode estar alinhado aos resultados:
Acima da cabeça
Os produtos posicionados nas prateleiras acima da cabeça do consumidor têm pouca visibilidade e os visitantes de sua loja raramente destinarão atenção a eles. Por esse motivo, ao determinar quais ocuparão essas prateleiras, escolha itens de baixa procura. Ao posicionar produtos com alto volume de buscas nas prateleiras superiores, você corre o risco de torná-los inacessíveis a quem poderia se interessar por eles.
Altura dos olhos
Os produtos que ficam na altura dos olhos têm alto potencial de serem vistos e adquiridos. Nessas prateleiras, o cliente tem uma visão completa, o que faz com que seja um posicionamento privilegiado. A partir disso, é o local ideal para que sejam expostos itens de maior margem de lucro. Ao permitir que eles sejam encontrados facilmente pelos consumidores, você motiva compras por impulso, aumentando a sua lucratividade.
Linha da cintura
Entre as possibilidades de prateleiras para exposição, essa também é uma das que mais gera resultados em vendas. Os produtos posicionados nas prateleiras que ficam na linha da cintura dos consumidores são facilmente encontrados pelos clientes e têm alta rotatividade nas gôndolas, o que faz com que esse seja o local ideal para expor itens de maior procura.
Abaixo da cintura
As prateleiras que ocupam a posição abaixo da cintura do consumidor estão fora do seu campo de visão, o que faz com que não sejam o melhor espaço para expor os itens com os quais se busca obter mais lucro. Esse é um bom posicionamento para expor os produtos mais baratos e que têm alta procura dos clientes, afinal, mesmo sem a posição de destaque, esses produtos serão facilmente vendidos.
Chão
Por fim, o espaço do chão é destinado a expor os produtos mais pesados. A escolha de posicionar esses produtos na parte inferior às prateleiras não está relacionada ao peso que esses equipamentos podem suportar, visto que os expositores da IMF LINCE suportam peso extremamente elevado. A ideia é permitir que o consumidor tenha mais facilidade em pegar e manusear o produto escolhido e, caso ele seja muito pesado, o posicionamento em prateleiras superiores pode ser desconfortável e até mesmo apresentar riscos de acidentes.
Para ajudar você a oferecer uma organização estratégica e sofisticada para as prateleiras do supermercado, a IMF LINCE trabalha com equipamentos que encantam os consumidores e contribuem com a sua lucratividade. Clique aqui e conheça nossos produtos!