Como organizar as prateleiras do supermercado | IMF LINCE

Como organizar as prateleiras do supermercado

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de marketing podem ser muito úteis e a organização das prateleiras do supermercado é uma delas.

Para trabalhar com a organização das prateleiras de forma estratégica, confira as dicas abaixo e veja como o posicionamento de cada produto pode estar alinhado aos resultados:

Acima da cabeça

Os produtos posicionados nas prateleiras acima da cabeça do consumidor têm pouca visibilidade e os visitantes de sua loja raramente destinarão atenção a eles. Por esse motivo, ao determinar quais ocuparão essas prateleiras, escolha itens de baixa procura. Ao posicionar produtos com alto volume de buscas nas prateleiras superiores, você corre o risco de torná-los inacessíveis a quem poderia se interessar por eles.

Altura dos olhos

Os produtos que ficam na altura dos olhos têm alto potencial de serem vistos e adquiridos. Nessas prateleiras, o cliente tem uma visão completa, o que faz com que seja um posicionamento privilegiado. A partir disso, é o local ideal para que sejam expostos itens de maior margem de lucro. Ao permitir que eles sejam encontrados facilmente pelos consumidores, você motiva compras por impulso, aumentando a sua lucratividade.

Linha da cintura

Entre as possibilidades de prateleiras para exposição, essa também é uma das que mais gera resultados em vendas. Os produtos posicionados nas prateleiras que ficam na linha da cintura dos consumidores são facilmente encontrados pelos clientes e têm alta rotatividade nas gôndolas, o que faz com que esse seja o local ideal para expor itens de maior procura.

Abaixo da cintura

As prateleiras que ocupam a posição abaixo da cintura do consumidor estão fora do seu campo de visão, o que faz com que não sejam o melhor espaço para expor os itens com os quais se busca obter mais lucro. Esse é um bom posicionamento para expor os produtos mais baratos e que têm alta procura dos clientes, afinal, mesmo sem a posição de destaque, esses produtos serão facilmente vendidos.

Chão

Por fim, o espaço do chão é destinado a expor os produtos mais pesados. A escolha de posicionar esses produtos na parte inferior às prateleiras não está relacionada ao peso que esses equipamentos podem suportar, visto que os expositores da IMF LINCE suportam peso extremamente elevado. A ideia é permitir que o consumidor tenha mais facilidade em pegar e manusear o produto escolhido e, caso ele seja muito pesado, o posicionamento em prateleiras superiores pode ser desconfortável e até mesmo apresentar riscos de acidentes.

Para ajudar você a oferecer uma organização estratégica e sofisticada para as prateleiras do supermercado, a IMF LINCE trabalha com equipamentos que encantam os consumidores e contribuem com a sua lucratividade. Clique aqui e conheça nossos produtos!

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Como organizar uma loja de material de construção

      O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

    Leia mais
    09/10

    Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

    O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

    Leia mais
    07/10

    QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

    Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

    Leia mais
    04/11

    Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

    A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

    Leia mais
    04/11

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30