As festas juninas estão entre os períodos comemorativos mais amados da cultura nacional e, desde que esses eventos voltaram a ser realizados no período pós-pandemia, a participação dos brasileiros aumentou ainda mais nos festejos temáticos. Além disso, uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Turismo indicou um significativo aumento no número de turistas que escolheram os destinos juninos durante o período festivo do ano passado, o que movimentou cerca de R$ 2 bilhões em nossa economia.
Diante de todo esse amor nacional pelas festas juninas, marcas e comerciantes que investem em vendas integradas com itens temáticos têm ainda mais chances de obter sucesso de lucratividade, como aponta uma pesquisa apresentada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (ABRALATAS). O estudo realizado demonstrou um crescimento de cerca de 49% na utilização de latas com temática junina feita entre os anos de 2006 e 2007, números esses que continuaram em crescimento com o passar do tempo.
Ao considerar tais dados, talvez você esteja se perguntando agora como fazer uso de todos esses indicativos no seu comércio. Por esse motivo, temos algumas dicas que podem ajudar com isso! Confira abaixo:
Rótulos juninos
Como apontado pela ABRALATAS, a utilização de temáticas juninas feita por marcas em seus rótulos tem aumentado de forma significativa e, ao optar por apresentar esses produtos no seu varejo, o comerciante tem ainda mais chances de atrair a atenção dos consumidores.
Ao observar um produto com rótulo junino, o possível cliente rapidamente associa o item ao período festivo, o que pode influenciar no seu desejo de compra.
Equipamentos temáticos
Assim como os produtos com rótulos juninos, os equipamentos que apresentam essa temática também podem atrair consumidores a partir da associação que geram com o período festivo. É por esse motivo que a IMF LINCE oferece expositores que garantem essas características aos seus clientes.
Com sua ponta de gôndola junina, por exemplo, a marca expressa toda a alegria desse período aos seus clientes e o que há de mais moderno em exposição para varejos. Clique aqui para conferir esse equipamento em detalhes.
Decoração festiva
Não existe festa junina sem bandeirinhas. Logo, se o seu desejo é promover a experiência do festejo aos seus clientes e, consequentemente, impulsionar vendas a partir disso, não subestime o poder que a decoração junina oferece ao seu varejo.
Para garantir uma decoração capaz de envolver os consumidores no clima festivo das festas juninas, não tenha medo de apostar em cores, balões, chapéus de palha e bandeirinhas!
Produtos caseiros
Já reparou em como a culinária das festas juninas é, em sua maioria, caracterizada por produtos caseiros? Bolo de fubá, canjica, pamonha e outros pratos são marcas registradas desse período.
No entanto, nem sempre seus clientes festeiros terão tempo para preparar esses pratos antes de irem para o arraial, portanto investir na comercialização desses produtos caseiros em seu varejo também é uma estratégia interessante para vender mais durante o período.
Redes sociais
Se você já tem a decoração, produtos temáticos, equipamentos e alimentos caseiros para atrair seus clientes, só é preciso um detalhe para impulsionar as vendas em seu varejo: a divulgação.
Nos dias de hoje, todo comércio precisa estar nas redes sociais, visto que essas ferramentas são essenciais para promover as vendas. Sendo assim, não tenha medo de divulgar o seu trabalho nas plataformas digitais e convidar os clientes a conhecerem o seu arraial!
Para a IMF LINCE, contribuir com a lucratividade do comércio a partir de estratégias que promovam as vendas em períodos sazonais é fundamental para a prosperidade da economia nacional. Clique aqui e conheça todos os equipamentos que desenvolvemos para ajudar você com isso!