O conceito de exposição de produtos está ligado a ideia básica de mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa “comunicar”.
O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos e a emoção dos clientes. Criar no Ponto de Venda (PDV) um ambiente envolvente, totalmente voltado às necessidades do consumidor. É então que o merchandising correto entra na história.
Segundo os aspectos técnicos, o merchandising cria o incentivo a compra de um produto ou serviço a partir de uma exposição, onde se aproveita o momento de atenção do consumidor. Ele representa toda e qualquer ação ou influência promocional usada no PDV que proporcione informação, melhor visibilidade aos produtos, marcas ou serviços com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Além do material promocional, um dos pontos mais importantes a serem trabalhados é o que chamamos de Ponto Natural ou Ponto Normal. Este ponto representa a exposição de produtos em gôndolas, prateleiras, araras. Local onde o produto é colocado de forma permanente ou periódica, onde o consumidor está acostumado a encontrá-lo. É a localização junto à categoria a qual o produto pertence.
Várias são as estratégias para um estabelecimento aumentar as vendas. E uma delas diz respeito especificamente à organização das prateleiras. Se a ideia é vender, espalhar produtos pela loja e pelas gôndolas sem pensar muito não é uma boa coisa a se fazer. Isso porque os seus clientes são diretamente influenciados pelo posicionamento dos produtos dentro da loja.
Para melhorar o desempenho das vendas, você deve sempre levar em consideração o comportamento dos clientes. Afinal, para adquirir um produto em sua loja, ele provavelmente terá que percorrer alguns corredores direcionando sempre o olhar para certas partes das prateleiras. O que isso quer dizer? Significa que para que um produto seja vendido ele deve estar visível nas gôndolas da loja. Do contrário, o investimento feito na divulgação dos produtos não terá o retorno esperado.
Para te ajudar a aumentar as suas vendas por meio da organização correta das prateleiras da loja, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença:
A área mais nobre para a organização dos produtos é a parte central e superior das prateleiras, pois é a posição na qual está o campo de visão do cliente. Portanto, é a primeira parte que será percebida por ele. Se você quer vender mais e aumentar a sua lucratividade, faça proveito da parte central e superior para colocar os produtos de maior valor agregado, mais propícios à venda e que são mais lucrativos.
É nas prateleiras inferiores que os produtos de alto giro e com menor margem de lucro devem ser posicionados. Isso porque você sabe que o cliente já procura por esses produtos e não irá deixar de procurá-lo nas gôndolas antes de passar para outro corredor.
Muitos pais costumam levar os seus filhos quando vão às compras, o que também faz das crianças possíveis consumidores que pedem aos pais que comprem os produtos que querem, como doces e salgadinhos. Por isso, procure posicionar esse tipo de produto no campo de visão da criança e em um local em que ela tenha alcance.
Geralmente, os clientes tendem a andar da direita para esquerda por conta do próprio fluxo de movimento. Isso faz com que os produtos de maior giro e com mais chances de venda devam ser posicionados nas gôndolas do lado direito do corredor.
Por fim, aproveite estas dicas e melhore o desempenho de suas vendas posicionando os produtos de forma estratégica, pensando sempre no comportamento dos seus clientes.