Mostrar para atrair, expor para vender! | IMF LINCE

Mostrar para atrair, expor para vender!

O conceito de exposição de produtos está ligado a ideia básica de mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa “comunicar”.

O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos e a emoção dos clientes. Criar no Ponto de Venda (PDV) um ambiente envolvente, totalmente voltado às necessidades do consumidor. É então que o merchandising correto entra na história.

Segundo os aspectos técnicos, o merchandising cria o incentivo a compra de um produto ou serviço a partir de uma exposição, onde se aproveita o momento de atenção do consumidor. Ele representa toda e qualquer ação ou influência promocional usada no PDV que proporcione informação, melhor visibilidade aos produtos, marcas ou serviços com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Além do material promocional, um dos pontos mais importantes a serem trabalhados é o que chamamos de Ponto Natural ou Ponto Normal. Este ponto representa a exposição de produtos em gôndolas, prateleiras, araras. Local onde o produto é colocado de forma permanente ou periódica, onde o consumidor está acostumado a encontrá-lo. É a localização junto à categoria a qual o produto pertence.

Várias são as estratégias para um estabelecimento aumentar as vendas. E uma delas diz respeito especificamente à organização das prateleiras. Se a ideia é vender, espalhar produtos pela loja e pelas gôndolas sem pensar muito não é uma boa coisa a se fazer. Isso porque os seus clientes são diretamente influenciados pelo posicionamento dos produtos dentro da loja.

Para melhorar o desempenho das vendas, você deve sempre levar em consideração o comportamento dos clientes. Afinal, para adquirir um produto em sua loja, ele provavelmente terá que percorrer alguns corredores direcionando sempre o olhar para certas partes das prateleiras. O que isso quer dizer? Significa que para que um produto seja vendido ele deve estar visível nas gôndolas da loja. Do contrário, o investimento feito na divulgação dos produtos não terá o retorno esperado.

  • ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DAS GÔNDOLAS

Para te ajudar a aumentar as suas vendas por meio da organização correta das prateleiras da loja, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

  1. Área de maior visibilidade

A área mais nobre para a organização dos produtos é a parte central e superior das prateleiras, pois é a posição na qual está o campo de visão do cliente. Portanto, é a primeira parte que será percebida por ele. Se você quer vender mais e aumentar a sua lucratividade, faça proveito da parte central e superior para colocar os produtos de maior valor agregado, mais propícios à venda e que são mais lucrativos.

  1. Onde colocar os produtos de maior giro

É nas prateleiras inferiores que os produtos de alto giro e com menor margem de lucro devem ser posicionados. Isso porque você sabe que o cliente já procura por esses produtos e não irá deixar de procurá-lo nas gôndolas antes de passar para outro corredor.

  1. Produtos para crianças

Muitos pais costumam levar os seus filhos quando vão às compras, o que também faz das crianças possíveis consumidores que pedem aos pais que comprem os produtos que querem, como doces e salgadinhos. Por isso, procure posicionar esse tipo de produto no campo de visão da criança e em um local em que ela tenha alcance.

  1. Gôndola da direita

Geralmente, os clientes tendem a andar da direita para esquerda por conta do próprio fluxo de movimento. Isso faz com que os produtos de maior giro e com mais chances de venda devam ser posicionados nas gôndolas do lado direito do corredor.

Por fim, aproveite estas dicas e melhore o desempenho de suas vendas posicionando os produtos de forma estratégica, pensando sempre no comportamento dos seus clientes.

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Equipamentos para montar hortifrúti: entenda como escolher

    De acordo com uma pesquisa divulgada em 2022 pelo jornal Estado de Minas, cerca de 91% dos brasileiros diziam querer melhorar sua saúde. Para muitos, essa decisão está fortemente associada à adoção de dietas mais saudáveis. Para os varejistas, a compreensão desse tipo de motivação é muito importante na busca dos melhores equipamentos para montar […]

    Leia mais
    23/07

    Melhores momentos IMF LINCE na APAS SHOW 2024

    Entre os dias 13 e 16 de maio, foi realizada a edição 2024 da maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, a APAS SHOW. O evento, organizado anualmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), também é considerado a maior exposição supermercadista do mundo e, como já é tradição, contou com a presença da […]

    Leia mais
    23/05

    3 tendências para o varejo em 2024

    O varejo nacional está se reinventado diariamente e, a partir do surgimento de novas tecnologias, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes. A adoção de medidas alinhadas à sustentabilidade e aos interesses dos clientes é uma necessidade constante para os comerciantes que buscam se manter relevantes. Para ajudar você a entender sobre as […]

    Leia mais
    10/04

    Como organizar as prateleiras do supermercado

    Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o Brasil teve um aumento de 2,47% no consumo da população durante o primeiro semestre do ano passado. Esse aumento trouxe ótimos resultados para o faturamento dos supermercados. Já para os estabelecimentos que desejam se manter na mira dos consumidores este ano, algumas estratégias de […]

    Leia mais
    17/04

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30