Organização e Visibilidade = Lucratividade! | IMF LINCE

Organização e Visibilidade = Lucratividade!

Quando se entra em estabelecimento, seja um supermercado, padaria, lojas ou farmácia, as gôndolas são o ponto principal do olhar e atratividade para os produtos comercializados.

Mas, como deveria ser a organização destes produtos para melhorar o desempenho em vendas e, principalmente, lucratividade, levando-se em conta o comportamento dos clientes?

Em primeiro lugar, é importante introduzir o conceito de shopper, que é diferente do de consumidor. Shopper ou freguês é o comprador de um produto no próprio ponto-de-venda (PDV) e que não necessariamente será seu consumidor. Quando uma mulher compra espuma de barbear para seu marido, por exemplo, o consumidor é diferente de quem realiza a compra. O mesmo acontece quando um homem compra chocolates para seus filhos. Este conceito é importante porque o impacto no PDV deverá ser pensado de acordo com o comportamento do shopper e não do consumidor.

Além disso, de nada adiantará ter uma comunicação efetiva na TV se o produto não estiver presente nas prateleiras ou se estiver pouco visível. Algumas empresas, como a Procter & Gamble (P&G), disseminaram o conceito da “hora da verdade” (moment of truth), que é o momento em que o shopper está na frente da gôndola e toma sua decisão de compra. Esta decisão é feita em questão de segundos, o que faz com que a estratégia no PDV deva ser considerada com cuidado. É claro que esta estratégia não invalida o esforço de comunicação na TV e em outros meios de comunicação, o que deverá continuar a ser feito, mas com foco no consumidor. No ambiente da loja, os esforços deverão estar centrados no shopper.

Sendo assim, para maximizar as vendas e a lucratividade, a organização da gôndola deverá levar em consideração a forma como o shopper interage com as prateleiras e os produtos.

A reorganização da gôndola deve levar em conta a forma como o shopper a vê para aumentar o desempenho. Bastam pequenas mudanças para se atingir resultados melhores, o que deve ser feito na loja como um todo e em todas as categorias para se maximizar o ganho.

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Como organizar uma loja de material de construção

      O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

    Leia mais
    09/10

    Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

    O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

    Leia mais
    07/10

    QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

    Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

    Leia mais
    04/11

    Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

    A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

    Leia mais
    04/11

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30