A Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, é uma das datas mais esperadas pelos estabelecimentos varejistas, independentemente do segmento. Nos últimos anos, inclusive, registrou-se considerável aumento no número de vendas em setores como farmácia e pet shop durante esse período. Esse indicativo aponta para um momento muito favorável em 2023, exigindo que o seu negócio esteja preparado para atender a demanda.
Seu estabelecimento está pronto para essa data? Aqui vão algumas dicas para ajudar você a garantir os melhores resultados em vendas na Black Friday 2023!
Pet shops
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a Black Friday de 2021 representou um bom período para os pet shops, que tiveram um aumento de 2,5% em vendas em relação ao ano de 2020. Para manter esse crescimento ou até superá-lo é necessário considerar que a Black Friday é uma época em que os consumidores buscam preços promocionais em artigos que geralmente não entram em promoção. Logo, ao oferecer esse diferencial, você pode vender mais e fidelizar clientes.
Se o seu negócio já tem alguns anos de existência, você certamente sabe quais são os produtos mais buscados pelos consumidores, por isso deve considerá-los como os mais importantes nas promoções. Já se o seu pet shop ainda é novo, sempre vale a pena investir em uma pequena pesquisa para saber quais são os produtos de maior interesse em sua loja. Esse levantamento ajudará muito no aumento das vendas.
Após escolher os itens para a promoção, aposte em uma exposição adequada. Para isso, você deve utilizar expositores que garantam a melhor visibilidade possível aos produtos. Na IMF LINCE, você encontra diversas opções de equipamentos com essa funcionalidade. Nossos expositores para pet shops e estabelecimentos agropets são produzidos com materiais e cuidados especiais para torná-los ainda mais atrativos, como a pintura eletrostática a pó em peças metálicas, por exemplo, além de diversas formas de personalização.
Farmácias
Para o varejista que administra uma farmácia, as expectativas para as vendas da Black Friday deste ano também podem ser as melhores possíveis. Segundo o ICVA do ano passado, esse segmento teve um crescimento de aproximadamente 25,9% nas vendas durante a data promocional. Para alguns especialistas, o evento da Copa do Mundo, realizado no mesmo período em 2022, pode ter exercido influência na explosão de vendas, o que indica a necessidade de os varejistas do setor também desenvolverem estratégias para vender mais este ano.
Para as farmácias, uma forma de aumentar o número de vendas é com a queima de estoque. Por meio dessa estratégia, além de ampliar as vendas do varejo, é possível movimentar produtos que já estão há muito tempo no estoque. Ao aplicá-la, utilize etiquetas com preços irresistíveis, principalmente em produtos que estão com prazo de validade menor. No entanto, lembre-se de sempre oferecer itens com um prazo de validade mínimo de um mês para garantir a saúde dos consumidores.
Outra estratégia muito interessante para chamar a atenção dos clientes para os itens promocionais da farmácia é a de realizar mudanças na forma de exposição. Para isso, você pode alterar os produtos de lugar ou até mesmo mover gôndolas específicas para espaços com maior visibilidade. O layout conta muito na apresentação dos itens e os expositores IMF LINCE oferecem toda a resistência e versatilidade necessárias para serem utilizados de diferentes formas em seu varejo.
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