
Vender mais no Black Friday é o desejo de todo lojista e o motivo não é para menos: ano após ano a data se consolida como uma das principais responsáveis por aumentar o faturamento do país.
Para ter sucesso, no entanto, não basta fazer uma seleção de produtos e divulgar para a sua lista de e-mail. É essencial desenvolver com antecedência um minucioso planejamento de vendas, operações e marketing para atrair o consumidor, oferecer uma boa experiência de compra e conquistar novos clientes. Veja como conseguir isso a seguir.
Vender mais exige planejamento
Especialistas do setor recomendam iniciar os preparativos para o Black Friday com pelo menos quatro meses de antecedência. Esse período é necessário para estruturar o planejamento de estoques e equipe, verificar se a arquitetura da loja suporta o aumento das vendas, rever a rotina logística e os meios de pagamento, assim como preparar a campanha de marketing de acordo com seu público-alvo.
Outubro: Faltando algumas semanas é importante definir como medir as audiências, identificar como fazer campanhas de reconhecimento de marca, contar sua história e criar audiências que vão servir para o retargeting no momento de vendas em novembro.
Planejamento de vendas para o Black Friday
Antes de tudo, é recomendado levantar informações do mercado e da empresa e analisar esses dados para definir quais são os seus objetivos, metas e qual é o plano de ação para chegar onde você quer. Feito isso, é preciso planejar a sua promoção e a demanda de vendas, definindo quais produtos será oferecida com desconto e qual será o percentual. Você vai precisar:
- Analisar os produtos que mais saem
- Verificar quais têm maior lucratividade
- Rever a quantidade de itens
Como fazer controle de estoque
O primeiro passo da organização logística para o Black Friday é levar em consideração o tempo de reposição do produto (quanto tempo demora desde a emissão do pedido de compra até seu recebimento) e o lead time, ou seja, se o tempo de entrega e a variabilidade dos fornecedores é muito alta. Por exemplo, se uma entrega é feita em 3 dias, outra em 5 e outra em 9.
Você também precisará fazer o inventário do estoque para analisar se os produtos e a quantidade de itens que você tem no estoque físico são os mesmos que constam no estoque. Uma dica aqui: aproveite a data para liquidar os itens que eventualmente estão “encalhados” no seu estoque.
Para minimizar o risco de você não ter produtos procurados pelos clientes por conta de atrasos na entrega ou alta procura, lembre-se de trabalhar com um estoque de segurança. Analise quais produtos são importantes ou mais atrativos e quais você não precisa necessariamente ter em estoque.
Além disso, dependendo do perfil da sua empresa, analise a necessidade de um software para o controle e gestão de estoque.
Existem muitas formas de fazer o controle de estoque, tudo depende do perfil do seu negócio. Com o crescimento da empresa é preciso utilizar maneiras mais refinadas e que ofereçam integração com outros setores, como financeiro, emissão de nota fiscal e o sistema de vendas. Isso facilita toda a operação minimiza o risco de erros e profissionaliza o negócio.