Cuidados com a refrigeração da sua loja: livre-se de maus odores no seu açougue

  Algo comum em açougue e expositores de carnes são os maus odores. Todo o estabelecimento deve estar atento à higiene e à segurança alimentar. Além de perder clientes, problemas [...]
23/04/2018 | Leitura: 2 minutos
Compartilhar

 

Algo comum em açougue e expositores de carnes são os maus odores. Todo o estabelecimento deve estar atento à higiene e à segurança alimentar. Além de perder clientes, problemas como esse podem render multas e até mesmo o fechamento da loja. Caso algum cliente for intoxicado por ter ingerido algum alimento contaminado, a loja também poderá ser processada por danos materiais.

 

Os prejuízos não são nada pequenos e evitá-los é mais fácil do que você possa imaginar. A primeira coisa a fazer é contratar um nutricionista especializado em segurança alimentar. É ele quem vai instruir a equipe para a hora de armazenar e manusear alimentos e limpar corretamente as seções.

 

Quando o assunto é carne, prefira trabalhar com peças já desossadas. Elas são limpas e embaladas em caixas. Além de facilitar seu armazenamento na câmara fria, isso diminui a produção de resíduos. Mas eles são inevitáveis, em qualquer corte a ser feito, sempre sobra gordura ou pedaço de carne que não será aproveitado.

 

Esses restos devem ser jogados no saco de lixo imediatamente. E os sacos não podem ficar muito tempo no açougue. Eles precisam ser trocados várias vezes ao dia. Outra dica é fazer compras diariamente. Não é recomendado estocar carnes frescas, mesmo que seja na câmara fria.

 

Quanto à limpeza da seção, é indispensável que áreas como a de preparação e a câmara fria sejam lavadas no mínimo três vezes por dia. Esses são locais em que o acúmulo de sangue e resíduos é maior. Os balcões de exposição podem ser limpos no final do expediente. Instrua a equipe a guardar toda a carne que sobrou na câmara fria. As peças precisam ser embaladas individualmente para evitar contaminações.

 

Nas lavagens é recomendado usar detergente e desinfetante específico. Não esqueça os equipamentos, como fatiadoras e moedoras. Eles também precisam ser lavados constantemente. Para evitar maus odores, todos os resíduos de carne precisam ir para o lixo. Nada devem ficar nos cantos das paredes, nos freezers, equipamentos, e menos ainda nos ralos. Estes devem ser limpos a cada lavagem do açougue. Os resíduos são os grandes responsáveis pelos cheiros desagradáveis.

 

Garanta a limpeza da seção fixando cartazes próximos às máquinas detalhando toda a rotina de limpeza, os produtos químicos que devem ser usados e em qual quantidade, além de especificar a frequência das lavagens.

Últimos artigos

image 108
Transforme Seu Espaço Comercial
com a IMF Lince®

Entre em contato agora e descubra como nossos produtos podem fazer a diferença no seu negócio.

Conheça nossos produtos
Ver catálogo IMF Lince